VOLTA A ESPANHA 'Tri' de Kaden Groves em sprint molhado a Santander
Velocista australiano conquista, ao sprint em pelotão compacto, a sétima vitória em três edições da Vuelta em dia de chuva na Cantábria. Classificação geral sem alterações
Equipado todo de verde, simbolizando a liderança da classificação por pontos a que ascendeu após a desistência por queda de Wout van Aert na véspera, Kaden Groves confirmou o favoritismo à vitória sem a oposição do rival belga e venceu a 17.ª etapa da Volta a Espanha, entre Arnuero e Santander, na extensão de 141,5 quilómetros.
O australiano da Alpecin-Deceunick impôs-se ao sprint em pelotão compacto numa chegada perigosa, sob chuva, no centro daquela cidade cantábrica, e conquistou a terceira vitória nesta edição da Vuelta, a sétima no total na competição espanhola.
O velocista de 25 anos bateu o checo Pavrel Bittner (dsm-firmenich), segundo na etapa, por uma vantagem mais curta do que se previa, e mais à vontade o belga Vito Braet (Intermarché-Wanty), que completou o pódio.
A etapa decidiu-se nos derradeiros cinco quilómetros após os fugitivos do dia, Jonas Gregaard (Lotto Dstny), Thibault Guernalec (Arkéa-B&B Hotels), Thomas Champion (Cofidis) and Xabier Isasa (Euskatel-Euskadi), terem sido alcançados pelo pelotão liderado pela Alpecin.
À entrada dos últimos dois quilómetros contra-atacaram o neerlandês Enzo Leijnse (dsm), o suíço Mauro Schmid (Jayco-Alula) e belga Victor Campenaerts (Lotto Dstny), tentando surpreender a equipa de Kaden Groves no grande grupo, beneficiando das condições climatéricas precárias e o risco de elevado de queda no pelotão na perseguição. ~
O trio ainda chegou ao derradeiro quilómetro com ligeira vantagem sobre o pelotão, mas não resistiu à aceleração final dos corredores da Alpecin, antes de lançarem o seu velocista para uma vitória apertada sobre o checo Pavel Bittner.
Kaden Groves, com esta vitória, iguala o número de triunfos de Wout van Aert na presente edição da Vuelta.
Nos primeiros lugares da classificação não houve alterações, com todos os corredores do top-10 a concluírem a etapa integrados no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor. Ben O'Connor atinge o 11.º dia de competição com a camisola vermelha, e mantém o esloveno Primoz Roglic (2.º) a cinco segundos e o espanhol Enric Mas (3.º) a 1.25 minutos.
Na quinta-feira, a 18.ª etapa vai ligar Vitoria-Gasteiz ao Maestu-Parque Natural de Izki, ao longo de 179,5 quilómetros, num percurso com duas contagens de montanha, uma de primeira categoria e outra de segunda.