As 10 equipas que marcaram o futebol português em 2024
Campeão em 2023/2024, o Sporting abre mais um campeonato com a receção ao Rio Ave nesta noite de sexta-feira (IMAGO)

As 10 equipas que marcaram o futebol português em 2024

NACIONAL25.12.202416:00

Em 2024, o futebol português foi marcado por conquistas históricas, surpresas inesperadas e performances de excelência. De campeões nacionais a sensações das divisões inferiores, estas são as equipas que mais se destacaram ao longo do ano

Sporting

O Sporting de Rúben Amorim dominou a Liga em 2023/24, conquistando o título com 90 pontos, 10 a mais que o Benfica, que foi segundo. Viktor Gyokeres foi o destaque, com 29 golos na Liga. Os leões chegaram à final da Taça de Portugal, mas não fizeram a 'dobradinha'. Além disso, os leões conquistaram o título nacional de futsal, sublinhando o seu domínio no futebol em Portugal.

FC Porto

O FC Porto venceu a Supertaça de forma memorável, recuperando de um 3-0 para empatar 3-3 com o Sporting no tempo regulamentar. No prolongamento, um golo de Iván Jaime garantiu a vitória por 4-3, conquistando o troféu no Estádio Municipal de Aveiro. Foi a primeira vitória portista sobre os leões numa Supertaça. Antes, os dragões tinham conquistado a Taça de Portugal.

Santa Clara

O Santa Clara sagrou-se campeão da Liga 2 em maio e o regresso à Liga foi pela porta grande, destacando-se na primeira metade do campeonato, ocupando atualmente o quinto lugar. A vitória por 1-0 frente ao Sporting, em Alvalade, foi um dos momentos altos desta época, demonstrando o poder de superação e organização da equipa de Vasco Matos.

Aves SAD

Fundado em maio de 2023, o Aves SAD alcançou a promoção ao escalão principal do futebol português ao vencer o Portimonense no play-off com um agregado de 4-2. Inicialmente liderado por Jorge Costa, a equipa passou a ser treinada por Daniel Ramos em novembro, depois da saída de Vítor Campelos. Já entre os grandes do futebol luso, impôs a primeira derrota ao Vitória de Guimarães e empatando na receção ao Benfica.

Vitória de Guimarães

O Vitória de Guimarães fez história nas competições europeias, tornando-se o primeiro clube português a vencer oito jogos consecutivos na Liga Conferência. O recorde foi garantido ao bater o Djurgarden na segunda jornada da fase de liga da terceira prova de clubes da UEFA. Alcançou a nona vitória ao derrotar o Mladá Boleslav antes de empatar com o Astana no Cazaquistão.

Alverca

O Alverca sagrou-se campeão da Liga 3 ao somar 30 pontos na fase de apuramento de campeão. Com nove vitórias, três empates e duas derrotas, os ribatejanos marcaram 22 golos e sofreram apenas nove. Juntamente com Felgueiras e Lusitânia de Lourosa, garantiram a subida à Liga 2, ocupando atualmente o 7.º lugar, a sete pontos do primeiro lugar.

Lusitano Évora

Se o Santa Clara é a 'sensação' da Liga, então o Lusitano de Évora tem brilhado na Taça de Portugal, eliminando o Académico de Viseu e o Estoril-Praia nas grandes penalidades, antes de derrotar o Aves SAD por 3-2 no tempo regulamentar. Esta campanha memorável foi um dos momentos altos do ano para os alentejanos, que militam no Campeonato de Portugal.

Moreirense

O Moreirense, orientado por Rui Borges em 2023/24, alcançou o 6.º lugar na Liga, igualando a sua melhor classificação de sempre e estabelecendo um recorde de pontos (55). A equipa de Moreira de Cónegos demonstrou consistência e capacidade competitiva, consolidando-se como uma equipa respeitada no campeonato deste ano e já fez algumas surpresas com César Peixoto no comando.

SC Braga

Novamente em Leiria, o SC Braga venceu a Taça da Liga ao derrotar o Estoril-Praia numa final inédita, decidida nas grandes penalidades (5-4) após empate a um golo no tempo regulamentar. Nas meias-finais, a equipa minhota eliminou o Sporting, sublinhando a sua qualidade e capacidade em momentos decisivos. Os arsenalistas já têm dois destes troféus em casa.

Benfica

A equipa feminina do Benfica sagrou-se tetracampeão nacional com 18 vitórias, dois empates e duas derrotas. A formação lisboeta venceu também a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça da Liga. Em cinco competições disputadas, registou apenas cinco derrotas, afirmando-se como a formação mais dominante numa categoria que tem vindo a crescer em Portugal.