«Trabalhei muito para estar em boa forma»
Paulo Murta surpreendido com a relva alta do percurso para os Europeus de corta mato que se realizam amanhã na Turquia. Mariana Machado estreia-se otimista
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, e o vice-presidente Paulo Guerra, respetivamente, primeiro vice-campeão e campeão europeu da história da competição, acompanharam a Seleção Nacional que amanhã disputa os Europeus de corta-mato na Turquia. Em Antália, onde a prova de realiza, foram designados capitães de equipa Mariana Machado e André Pereira, os mais experientes da delegação lusa.
Paulo Murta, o responsável técnico da Seleção Nacional, mostrou-se surpreendido com o percurso: «Relva alta, com curvas apertadas e obstáculos naturais e artificiais, será uma incógnita no que poderemos fazer nestes Europeus, mas acreditamos que poderemos ter várias equipas no top 10. O equilíbrio das equipas são o nosso maior foco e é com ele que nós jogamos nesta competição para chegar mais alto nas classificações. Sabemos o nível das restantes equipas e da nossa inexperiência, mas sabemos também o quanto todos treinaram e prepararam esta prova, por isso teremos uma postura de que os portugueses se poderão orgulhar».
Mariana Machado mostrou-se feliz com a escolha para capitã. «O corta-mato faz parte da minha história e da minha ainda curta carreira, e tem um significado muito especial, por isso chego aqui com alguma expetativa, pois foi um campeonato que me deu muito boas memorias e muitos bons momentos. Mas é claro que é uma estreia [no escalão de seniores] e nas estreias vamos sempre um pouco à descoberta e não sabemos o que esperar, mas tenho a certeza que me preparei muito bem, que trabalhei muito para estar aqui em boa forma. Assim, vou lutar pelo melhor lugar possível e sabendo que as minhas colegas também trabalharam muito para estar aqui, e ter uma representação coletiva é motivador para todas nós», disse a atleta do SC Braga.