Tomás e Kika dominam nas ondas do Porto
Fotografia Jorge Matreno/ANSurfistas

Tomás e Kika dominam nas ondas do Porto

SURF14.04.202418:38

Surfista da Ericeira reforça liderança no Circuito e ainda não permitiu que alguém subisse ao primeiro lugar do pódio. Apesar da vitória, campeã Veselko ainda atrás de Bonvalot.

Tomás Fernandes (Ericeira Surf Clube) e Francisca Veselko (Lombos) foram os vencedores do Somersby Porto Pro, 2.ª etapa da Liga MEO que decorreu em Leça da Palmeira.

Se nos homens o surfista da Ericeira soma a segunda vitória na competição  que apura os campeões nacionais e reforça a liderança do ranking, nas senhoras é Teresa Bonvalot quem continua de licra amarela.  

Na final da etapa nortenha, Tomás, vice-campeão nacional em 2019, somou 16 pontos (8,75+7,25), em 20 possíveis e bateu Guilherme Ribeiro (12,40 pts), vencedor da Liga MEO 2022 e vice-campeão na temporada passada.

«Vou continuar [de licra amarela] até Ribeira. As vitórias são um bónus, sinto-me bem em voltar a competir. Já não me sentia assim há muitos anos», confessou na entrega de prémios, desejando boa sorte para a estreia de Gui Ribeiro no Challenger Series, circuito secundário da Liga Mundial de Surf (WSL) que arranca no final do mês de abril, na Austrália. 

Na competição feminina, Veselko (14,40 pts), detentora do título nacional, superiorizou-se à quatro vezes campeã Teresa Bonvalot (11,60 pts), surfista do Sporting que continua líder da hierarquia.

«Foi um dos melhores campeonatos em termos de ondas», revelou Veselko, vencedora igualmente desta etapa no ano passado e que aproveitou o palco para deixar elogios a Bonvalot e a todo o surf feminino português.

Teresinha leva da praia nortenha o prémio Go Chill Expression Sessions, o melhor score combinado da etapa no geral, 18,85 pontos (9,50+9,35) e melhor onda (9,50), alcançado na meia-final diante Mafalda Lopes.