«Talvez possa defender a camisola vermelha até ao fim, é oportunidade única»
Ben O'Connor é o novo líder da Vuelta (IMAGO)

«Talvez possa defender a camisola vermelha até ao fim, é oportunidade única»

CICLISMO22.08.202420:11

Ben O’Connor, líder inesperado da Vuelta, deixa no ar a possibilidade de lutar pelo triunfo final

O australiano Ben O’Connor assumiu nesta quinta-feira a liderança da classificação geral da Vuelta com uma importante vantagem para os concorrentes.7

O ciclista da Decathlon-Ag2r La Mondiale venceu de forma isolada a 6.ª etapa e ganhou quase cinco minutos para Primoz Roglic e João Almeida, que desceram a segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No final, O’Connor admitiu que partiu para a tirada com o objetivo de a vencer, para poder juntar o seu nome ao dos ciclistas que já venceram etapas nas três grandes voltas: Tour, Giro e Vuelta.

«Desde o início, senti que podia ganhar a etapa e é incrível conseguir cumpri-lo desta forma. Antes da corrida olhei para a lista dos corredores que já tinham conseguido vencer nas três provas e estou muito contente por poder juntar o meu nome lá», começou por dizer.

O corredor de 28 anos admitiu que inicialmente não ficou muito satisfeito com a forma como a corrida se desenrolou, uma vez que considerou muito grande o primeiro grupo de fugitivos.

«Eu sentia-me muito bem, mas quando se formou um grupo de cerca de 30 ciclistas, fiquei um pouco desiludido, porque sentia que hoje tinha uma grande oportunidade. Depois vi que a corrida estava viva e decidi atacá-la! Deixei tudo e desfrutei de cada momento da corrida», acrescentou.

E agora, o que esperar do novo líder da Vuelta, tendo em conta que conseguiu uma vantagem tão larga? Nem ele sabe bem!

«Agora ter a camisola vermelha no corpo também me parece uma oportunidade única na vida. Por isso, vou tentar aproveitar cada momento. Talvez possa defendê-la até ao final… ou talvez não», atirou numa gargalhada. A resposta, segundo o próprio, será dada nas etapas de alta montanha.

«Vai depender do que conseguir fazer em Cazorla [8.ª etapa] e Granada [9.ª etapa]. Sinto que esta é uma oportunidade incrível e vou tentar poupar o máximo de energia», antecipa.

Recorde-se que com a subida de O'Connor à liderança, o português João Almeida desceu para o terceiro lugar da geral.