Ciclismo Tadej Pogaçar vai estagiar com a equipa em altitude
A evolução da lesão sofrida por Tadej Pogaçar no decorrer da clássica Liége-Bastogne-Liége, que obrigou à sua desistência, está a ser acompanhada pelos amantes do ciclismo com expetativa dada a proximidade do início da Volta à França a 1 de julho em Bilbao.
Segundo o cirurgião ortopédico, Joris Duerinckx, que operou Tadej Pogaçar ao escafoide do pulso esquerdo, a cicatrização vai demorar cerca de seis semanas, situação que não impede que o ciclista inicie a pratica de exercícios físicos ao fim de duas semanas, sem se apoiar e exercer pressão sobre a mão esquerda; «O escafoide é um osso em forma de navio que faz a ligação entre o antebraço e os resto da mão. É essencial para o bom funcionamento da articulação do punho», frisou o médico do Hospital Oost-Limburg em Gent, que questionado sobre a possibilidade da lesão se curar sem recorrer à cirurgia afirmou; «Por vezes é melhor operar para juntar bem as peças ou não comprometer o suprimento de sangue do osso. Tadej teve pouca ou nenhuma dor e foi para casa no mesmo dia. Permaneceu muito calmo e focado numa rápida recuperação, por isso operámos rapidamente para que a reabilitação pudesse avançar».
Sobre a possibilidade de Pogaçar se encontrar em condições de correr a Volta à França afirmou; «Como acontece com qualquer fratura desta natureza, precisa de tempo para cicatrizar, por isso temos de esperar. No decorrer da próxima semana faremos exames para ver como decorre a cicatrização óssea. Tadej é um atleta de ponta, está apoiado por uma excelente equipa médica e dispõe das melhores condições para recuperar. Na melhor das hipóteses estará pronto para o Tour. O escafoide é um osso especial, então temos que esperar pelo exame, mas todas as expetativas são de que vá dar certo».
Joxean Matxin, diretor geral da UAE-Team Emirates, já tem o plano definido para o ciclista; «Tadej vai descansar três semanas, o teste no túnel de vento e o reconhecimento de algumas etapas do Tour que estavam no programa foram descartadas. Se tudo correr bem, irá juntar-se à equipa no estágio em altitude que vai decorrer de meados de maio ao início de junho na Serra Nevada. O objetivo é que esteja em condições de iniciar o Tour a 1 de julho no País Basco, pensamos que há muito tempo para que isso aconteça e se tudo decorrer dentro da normalidade. A possibilidade de correr a Volta à Eslovénia não se encontra totalmente colocada de parte, é preciso dar tempo ao tempo».
Tadej Pogaçar com 24 anos, tem na presente temporada 19 dias de competição, nos quais registou 11 vitórias, Jaén Paraíso Interior, na Volta a Andaluzia, venceu a geral e três etapas, no Paris Nice ganhou a geral e três etapas, Volta a Flandres, Amstel Gold Race e Fléche Wallonne.