Surf: Yolanda Hopkins sagra-se bicampeã europeia
Surfista portuguesa revalida título regional na Caparica
Yolanda Hopkins sagrou-se campeã europeia pelo segundo ano consecutivo.
A surfista algarvia, 25 anos, repete o título continental da World Surf League (WSL) ao atingir os quartos de final do Caparica Surf Fest, derradeira etapa do Qualifying Series (QS 2023-24), e beneficiou ainda do afastamento da francesa Tessa Thyssen na ronda 16.
Paralelamente, para além do título no circuito regional europeu vê confirmada oficialmente o acesso ao Challenger Series (CS), segunda divisão do surf mundial que servirá de qualificação para o Championship Tour, circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL).
Na prova que termina este sábado na praia do Paraíso, Costa de Caparica, este será um dia para entrar na galeria de memórias de “Yo” depois de somar um score combinado de 18,70 pontos (9,70+9,00), no heat 4 da ronda 16.
«Sabia que a Thyssen tinha sido eliminada e era a única que poderia entra nas contas do título. Entrei para me divertir e arranquei as melhores ondas», disse, sorridente e indiferente à tempestade e ondulação forte. «Gosto destas ondas», confessou a surfista recentemente qualificada para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Para Yolanda Hopkins o dia não acabará sem cumprir um sonho de vencer pela primeira vez na Caparica. «Adorada levar dois troféus para casa», acrescentou a atleta que somou anteriores vitórias no QS regional europeu em França, Marrocos e Reino Unido.