Sam Welsford vence a 1.ª etapa do Tour Down Under
Australiano Sam Welsford venceu a 1.ª etapa do Tour Down Under e é o primeiro líder da corrida disputada no seu país (BORA)

Sam Welsford vence a 1.ª etapa do Tour Down Under

CICLISMO16.01.202412:29

Velocista australiano da BORA-hansgrohe impôs-se ao sprint em pelotão compacto, que incluia os dois corredores portugueses, Ruben Guerreiro e António Morgado

O australiano Sam Welsford venceu a 1.ª etapa do Tour Down Under, de 144 quilómetros de extensão, com partida e chegada a Tanunda, na Austrália. No final dos 144 quilómetros de corrida, o corredor da equipa BORA-hansgrohe, impôs-se ao sprint em pelotão compacto, muito bem liderado pelos companheiros. 

O alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e o favorito Caleb Ewan (Jayco AlUla) ficaram nas posições seguintes. O equatoriano Jonathan Narvaez fechou o top-5.

Os portugueses Ruben Guerreiro (Movistar) e António Morgado (UAE Emirates) concluíram a etapa integrados no pelotão, na 33.ª e 43.º posições, respetivamente, as mesmas que ocupam na classificação geral, a dez segundos do líder Sam Welsford, devido a bonificações no final da etapa.

«Foi uma loucura! Estou sem palavras», declarou Welsford no final. «A descida foi bastante difícil e houve algumas quedas e incidentes, mas os rapazes mantiveram a calma e fizeram um trabalho fantástico. É a primeira corrida da temporada e minha primeira vitória com a equipa. Tive um apoio e um lançamento para o sprint perfeitos. É uma grande vitória também da equipa e estou muito satisfeito», disse o velocista australiano da alemã BORA-hansgrohe.

O percurso em circuito proporcionou uma corrida animada. O australiano Quinn Simmons (Lidl-Trek) foi o primeiro fugitivo do dia, escapando ao pelotão ao quilómetro zero, e teve a parceria, decorridos 27 km, do francês Louis Barré (Arkéa -B&B Hôtels) e do alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty).

No entanto, só os últimos dois disputaram a liderança da classificação da montanha no topo de Menglers (2 km a 3,8%), conquistada por Louis Barré, antes de serem apanhados pelo pelotão na aproximação à meta final.

A 2.ª etapa, entre Norwood e Lobethal, poderá começar a definir desde já a classificação geral, com um percurso também em circuito, com um total de 141,6 quilómetros, em torno de Fox Creek Climb, uma subida de 1,6 km a 8,8% de inclinação e transpor três transpor três vezes.

A chegada está prevista para as 3h52, hora portuguesa.