O 'milagre': filho de Nani Roma volta a andar depois de ficar paraplégico

Marc, 15 anos, sofreu um acidente há oito meses quando praticava motocross e já consegue andar sozinho graças a um exoesqueleto

Nani Roma partilhou emocionado um vídeo do filho, Marc, 15 anos, a andar. O filho do piloto, vencedor do Dakar em motos em 2004 e carros em 2014, sofreu um trágico acidente em maio, enquanto participava numa corrida de motocross. O diagnóstico foi terrível: paraplégico. Agora, Marc protagoniza o ‘milagre’ de voltar a andar graças a um novo sistema que cobre as pernas e com o qual consegue manter o equilíbrio.

Este exoesqueleto inovador cobre as pernas, apoia as costas e prende-o pelos ombros. No vídeo, vê-se o filho do piloto a caminhar pelo corredor do hospital, cercado pelos médicos e pelo pai, Nani Roma. «Próximo nível... andar com o exoesqueleto sem o apoio das mãos! Meu super-herói fica melhor a cada dia», comemorou o pai, que há dois anos teve de travar a sua própria batalha, quando lhe foi diagnosticado um cancro aos 50 anos.

O jovem Marc Roma explicou como tem sido este processo em entrevista ao programa ‘Tot es Mou’, do 3Cat: «Isto muda a tua vida. São sensações... Mas finalmente vejo toda a gente à mesma altura. Tenho a sensação de caminhar e isso é inexplicável», disse o adolescente.