Saiba quem são os 39 convocados para os Mundiais

Ciclismo Saiba quem são os 39 convocados para os Mundiais

CICLISMO25.07.202318:37

João Almeida, na equipa masculina de estrada, e Maria Tata Martins, na pista, são os nomes mais relevantes da convocatória de Portugal para os Mundiais de ciclismo, em Glasgow, Escócia, de 2 a 13 de agosto.

A competição reúne, pela primeira vez, todas as disciplinas da modalidade, com a Seleção Nacional a ter representantes na estrada, pista, BTT, BMX e paraciclismo, além de três escalões etários.

Na estrada, João Oliveira (UAE Emirates), terceiro classificado da última Volta a Itália, lidera as aspirações lusas, junto a Nelson Oliveira (Movistar), dois dos especialistas no contrarrelógio, prova na qual vão defender as cores nacionais.

Na competição de fundo, Rúben Guerreiro (Movistar) e André Carvalho (Cofidis) juntam-se à dupla que participa no crono.

No setor feminino, em elite, apenas Vera Vilaça (Massi-Tactic) foi chamada para a prova de fundo.

Em sub-23, António Morgado, vice-campeão do mundo de juniores no ano passado, é o nome mais sonante e tem a companhia de Gonçalo Tavares (também da Hagens Berman Axeon). Ambos participam no crono.

Na prova de fundo têm a companhia de de Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol) e Lucas Lopes (Electro híper Europa).

Ainda nos sub-23, mas nos femininos, Daniela Campos (Bizkaia Durango) será a representante lusa no feminino, enquanto nos juniores há duas portuguesas: Daniela Simão (Efapel) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Terras do Arade).

Igualmente nos juniores, mas em masculinos, José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) participam na prova de fundo.

Na pista, o selecionador Gabriel Mendes chamou Maria Martins (Fenix-Deceuninck), única olímpica portuguesa na disciplina, em Tóquio-2020, e bronze no concurso do omnium em Saint-Quentin en Yvelines, Ivo Oliveira (bronze na perseguição individual, em que já tinha sido vice-campeão do mundo em 2018) e o irmão Rui Oliveira (ambos da UAE Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Daniela Campos, que participa em provas de estrada, vai, também, cimpetir na pista.

No BTT, a olímpica, Raquel Queirós (MMR Factory Racing) foi chamada para o cross country’ olímpico (XCO) e o curto (XCC), única elite na convocatória de Pedro Vigário.

Ana Santos (X-Sauce), Diogo Neves (Guilhabreu) e João Cruz (Axpo/FirstBike/Vila do Conde) são os convocados em sub-23, com Beatriz Guerra, Guilherme Barros e Rafael Sousa nas provas de juniores.

No ‘cross’ de maratona, A Seleção Nacional conta com Guilherme Mota, José Dias e Tiago Ferreira, com o ‘downhill’ a contar com os elites Nuno Reis e Gonçalo Bandeira e os juniores Álvaro Pestana e Pedro Câmara.

Já no paraciclismo, Portugal vai estar representado na Escócia por Telmo Pinão (C2), Bernardo Vieira (C1), Flávio Pacheco (H4), Luís Costa (H5) e Renato da Silva, este em juniores e na competição de BMX.

Eis a lista dos convocados por disciplina

Estrada

Elite masculina: João Almeida (fundo e contrarrelógio), Nelson Oliveira (fundo e contrarrelógio), André Carvalho (fundo) e Rúben Guerreiro (fundo).

Elite feminina: Vera Vilaça (fundo).

Sub-23 masculinos: António Morgado (fundo e contrarrelógio), Gonçalo Tavares (fundo e contrarrelógio), Daniel Lima (fundo), Diogo Gonçalves (fundo) e Lucas Lopes (fundo).

Sub-23 femininos: Daniela Campos (fundo).

Juniores masculinos: José Moreira (fundo) e Tiago Santos (fundo).

Juniores femininos: Daniela Simão (fundo) e Raquel Dias (fundo).

Pista

Masculinos: Ivo Oliveira, Rui Oliveira, Iúri Leitão e João Martins.

Femininos: Maria Martins e Daniela Campos.

BTT

Elite masculina: Guilherme Mota (maratona), José Dias (maratona), Tiago Ferreira (maratona), Nuno Reis (downhill) e Gonçalo Bandeira (downhill).

Elite feminina: Raquel Queirós (cross country olímpico e cross country’ curto).

Sub-23 masculinos: Diogo Neves e João Cruz.

Sub-23 femininos: Ana Santos.

Juniores masculinos: Álvaro Pestana, Pedro Câmara, Guilherme Barros e Rafael Sousa.

Juniores femininos: Beatriz Guerra.

BMX

Juniores masculinos: Renato da Silva.

Paraciclismo

Elite masculina: Telmo Pinão (C2), Bernardo Vieira (C1), Flávio Pacheco (H4) e Luís Costa (H5).