Remco Evenepoel vence primeiro contrarrelógio do Tour e João Almeida já é sexto da geral
Belga, campeão mundial da especialidade, foi o mais rápido nos 25,3 km do percurso, batendo Tadej Pogacar por 12 segundos, mas o esloveno mantém a camisola amarela por 33 s.
Remco Evenepoel prescindiu da camisola de arco-íris de campeão do mundo pela branca de melhor jovem da Volta a França para vencer, esta sexta-feira, o contrarrelógio individual de 25,3 quilómetros de extensão, entre Nuits-Saint-Georges e Gevrey-Chambertin, a 7.ª etapa do Tour.
O belga da Soudal Quick-Step, que teve um ligeiro percalço que o forçou a abrandar, cumpriu a distância em 28.52 minutos, a uma média de 52,587 km/h, impondo-se por 12 segundos a Tadej Pogacar (UAE Emirates), que mantém a camisola amarela, símbolo de liderança da prova francesa, com 33 segundos de vantagem sobre o vencedor da etapa.
Os quatro principais candidatos ao triunfo nesta 111.ª edição da corrida francesa dominaram o contrarrelógio, com Primoz Roglic (Red Bull-Bora-hansgrohe) a concluir o exercício contra o tempo na terceira posição, a 34 segundos de Remco Evenepoel, à frente de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que gastou mais 37 do que o mais rápido.
João Almeida (UAE Emirates) foi oitavo no contrarrelógio, com mais 57 segundos do que Evenepoel, e ascendeu dois lugares na classificação geral, para a sexta posição, a 2.17 minutos do seu companheiro de equipa Tadej Pogacar.
O esloveno passa a dispor de 1.15 minutos de vantagem sobre Jonas Vingegaard, que o derrotou das duas últimas edições da Volta a França, terceiro classificado após esta etapa, e 1.36 minutos de avanço sobre o compatriota Primoz Roglic, que é quarto classificado.