Regressa à competição depois de atropelamento, 3 meses sem andar e 12 operações

Ciclismo Regressa à competição depois de atropelamento, 3 meses sem andar e 12 operações

CICLISMO11.04.202316:57

Vítima de grave acidente ao ser atropelado por uma viatura quando treinava no dia 18 de dezembro de 2021 na localidade de Monteria, na Colômbia, o ciclista Álvaro Hodeg, regressa à competição depois de ter sido sujeito a 12 operações e ter estado três meses sem poder andar.

Foi operado ao tornozelo e pulso esquerdo, posteriormente sofreu uma infeção que não lhe permitia comer sozinho, um ano e quatro meses depois participa no Giro da Sicília, corrida italiana na qual conta com Ivo Oliveira, Rafal Majka, Finn Fisher-Black, George Bennett e Diego Ulissi.

Em final de 2021 não renovou contrato com a Deceuninck-Quick Step e ingressou na UAE-Team Emirates com acordo válido por dois anos (2022 e 2023), devido ao acidente não competiu a época passada.

«Se acreditarmos podemos mover montanhas e nunca deixar que nos digam que não podes fazer algo. Sinto-me como um júnior prestes a começar a sua carreira com mais esperança de desejo que nunca. Na Sicília vou correr com a equipa que sempre me apoiou, obrigado UAE-Team Emirates, este é apenas o começo», declarou o colombiano na véspera de regressar à competição, recordando os momentos difíceis porque passou: 

«Estive deitado na cama do hospital sem saber se conseguiria voltar a andar. Um ano depois não vou correr mais sozinho, porque faço parte da melhor equipa do mundo. Após 12 operações e cinco meses numa cadeira de rodas, tudo o que posso dizer é que temos que acreditar e nunca parar de lutar».

Álvaro Hodeg competiu pela ultima vez no dia 3 de outubro de 2021 na Sparkassen Munsterland Giro na Alemanha, a ultima vitória aconteceu a 16 de setembro desse ano na 1.ª etapa na Volta à Eslováquia.