Provavelmente, o início das despedidas de Slater
Em Bells Beach, na Austrália, Kelly Slater venceu primeiro heat da temporada. 11 vezes campeão do mundo voltou a falar do sempre adiado adeus ao circuito mundial
Kelly Slater venceu o primeiro heat da temporada de 2024 do Circuito Mundial de surf e deixou um aviso antecipado por muitos e por outros tantos não desejado. A carreira do surfista norte-americano de 52 anos recheada com onze títulos mundiais poderá ter um fim em breve, anunciado que está a não qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris2024.
30 anos depois de ter ganho o primeiro, de quatro títulos, na icónica etapa de Bells, e 32 anos após se ter estreado naquela onda, Slater começa a desembrulhar a inadiável comunicação.
Não é a primeira vez que o faz. Fê-lo no longínquo ano de 1999. Na altura retirou-se por três anos, voltou e venceu mais cinco títulos.
Hoje, a realidade é diferente e a idade é outra para o mais novo (aos 20 anos, em 1992) e mais velho (39, em 2011) campeão do mundo. “Ainda não anunciei, mas vou encerrar isso (a carreira) em breve”, soprou, ao de leve, Slater após ter ganho a bateria contra o número 2 do ranking mundial, John John Florence, no Rip Curl Pro Bells Beach, em Victoria, Austrália.
«Provavelmente é o meu último Bells, não é 100%. Quero dizer, se vencer esta etapa ou Margaret (River, 5.ª e última etapa antes do cut da temporada), ganho a entrada no Tour no próximo ano», explicou o 33.º do ranking mundial, longe dos 22 que seguem na disputa pelo título mundial.
«Mas por outro lado, fico contente se for o último, 30 anos depois de ter vencido o meu primeiro, será um final de feliz», sintetizou debaixo de um sentimento de «boas vibrações» enquanto cumpre a 27.ª aparição no evento australiano.
«Bells não é uma das minhas ondas favoritas, mas vir aqui é um dos meus eventos favoritos – só experiência. Será uma tristeza um pouco agridoce quando não voltar para o evento», confessou o surfista que será pai pela segunda vez e que continua a recuperar da quase eterna lesão na anca – a razão apontada para ter falhado a etapa do MEO Rip Curl Pro Portugal, em Supertubos, Peniche.
«As coisas importantes na vida mudam muito rápido quando temos uma criança, mas ainda tenho mais stress do que desejável no heat», detalhou após a vitória esta terça-feira.
Kikas resiste em Bells Beach
Frederico Morais está na ronda 32 do Rip Curl Pro Bells Beach, 4.ª etapa do Championship Tour (CT) e defrontará o norte-americano Jake Marshall, atual 8.º do ranking mundial, no heat 12 naquele que será o primeiro embate entre ambos no CT.
No heat 3 da ronda de repescagem, o surfista português de 32 anos somou 11,50 pontos (6,50+5,00) e superiorizou-se à dupla brasileira, Samuel Pupo (10,80 pts) e Deivid Silva (8,37), adversários diretos na luta pela permanência no CT.
Também lhe pode interessar: Joana Andrade, a única portuguesa na onda da Nazaré