Ciclismo Pré-convocados para os Mundiais por equipa que... não pode correr em Portugal
A equipa NSJBI Victoria Sports Cycling Team, sedeada na federação das Filipinas e que conta nos seus quadros com quatro corredores portugueses, Pedro Paulinho, André Cardoso, Márcio Barbosa, e José Mendes, não foi autorizada a correr em Portugal, por não seguir as diretrizes das equipas portuguesas, nomeadamente relativas ao passaporte biológico - nem chegou a ser convidada para participar na Volta a Portugal, que tem lugar de 9 a 20 de agosto.
Só que o quarteto de corredores portugueses desta equipa continental está pré-convocado para os Mundiais, que têm lugar em Glasgow, Escócia, entre a 5 e 13 de agosto. A A BOLA, André Cardoso e Pedro Paulinho declaram que desconhecem fazer parte da lista de pré-inscritos. A situação complica-se ainda mais pelo facto de a Federação Portuguesa de Ciclismo desconhecer se a equipa filipina tem nas datas dos Mundiais compromissos em provas internacionais.
Escarecimento
A noticia divulgada nos diversos canais de A BOLA sobre os ciclistas pré-convocados para os mundiais de Glasgow em agosto, foi baseada no site da UCI, que divulga os nomes dos 96 ciclistas Portugueses que fazem parte das equipas WorldTeams, PROTeams e Continentais em 2023 e que não tem nada a ver com as pré- inscrições mas que se encontram em condições de serem selecionados como todos os outros das restantes equipas no caso da Federação assim o entender.