Paris 2024: Suspeitas de corrupção levam a buscas no comité organizador dos Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos Paris 2024 IMAGO

Paris 2024: Suspeitas de corrupção levam a buscas no comité organizador dos Jogos Olímpicos

JOGOS OLÍMPICOS19.10.202315:00

Operações de investigação realizadas esta quarta-feira, nos escritórios dos organizadores dos Jogos Olímpicos de 2024 e das empresas envolvidas na cerimónia de abertura por suposto favoritismo na concessão de contratos.

De acordo com informações adiantadas pela Agência France-Press, as buscas fazem parte de investigações relacionadas com os contratos concedidos que, alegadamente, favoreceriam a atribuição dos Jogos à organização francesa. As investigações são lideradas pela Procuradoria Nacional Financeira francesa (PNF).

Em comunicado oficial, o comité organizador da competição «confirma que o PNF compareceu na sua sede na quarta-feira, 18 de outubro, e obteve todas as informações que solicitou». Acrescenta ainda que «Paris 2024 está a cooperar plenamente com a investigação como sempre fez».

Recorde-se que não é a primeira vez que a organização do evento é investigada, sendo que as primeiras buscas ocorreram em junho, também na sede do comité organizador e nos escritórios da empresa Solideo, empresa responsável pela construção das infraestruturas dos Jogos Olímpicos.

Os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 terão ínicio a 26 de julho e terminarão a 11 de agosto.