O elogio a José Manuel Constantino: «Um fabuloso embaixador do olimpismo»
Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, esteve em Lisboa e entregou distinção a título póstumo ao antigo presidente do Comité português que morreu vitima de cancro há dois meses
Thomas Bach enalteceu hoje o legado de José Manuel Constantino, destacando o impacto duradouro do falecido presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) no desporto nacional, mas também o seu papel como «um fabuloso embaixador do olimpismo».
Thomas Bach discursou na sede do COP, em Lisboa, numa cerimónia de homenagem a Constantino, que morreu em 11 de agosto, último dia dos Jogos Olímpicos Paris2024, e que hoje foi agraciado a título póstumo com o Troféu do Presidente do COI, um prestigioso prémio para colaboradores internacionais do movimento olímpico.
O atual presidente do COP, Artur Lopes, citou uma frase de José Manuel Constantino, inscrita nas paredes do COP, que ilustra o entendimento que tinha: «O desporto é um bem público que socialmente vale mais do que custa».
Artur Lopes acrescentou: «Além do seu papel no COP, a sua carreira foi marcada pela liderança das principais instituições de topo do desporto em Portugal, presidindo ao Instituto do Desporto de Portugal e à Confederação do Desporto de Portugal. Foi um pensador cimeiro sobre o fenómeno desportivo, autor de livros e artigos, recebeu diversos títulos honoríficos pelas mais reputadas instituições académicas em Portugal. O seu legado intelectual e humano permanecerá como uma fonte de inspiração para todos nós, como sublinhou Sua Excelência o Presidente da República em uma das ocasiões em que distinguiu oficialmente José Manuel Constantino», disse Artur Lopes.