9 dezembro 2024, 12:23
Ana Peleteiro revela ter sido sexualmente abusada por ex-companheiro
Atleta de triplo salto partilhou vídeo no TikTok a denunciar abusos
Atleta espanhola explicou motivo por que não denunciou ex-companheiro: «Achava que era normal e que tinha de aguentar»
Um dia depois de Ana Peleteiro ter revelado que sofreu abusos sexuais por parte de um ex-namorado, a atleta espanhola partilhou novo vídeo a explicar a razão pela qual não denunciou o caso às autoridades.
«Estou a receber mensagens, chamadas de quase todos os meios de comunicação do país e parece-me incrível, mas vou explicar para que fique claro. É claro que se isto me acontecesse hoje, que sou uma mulher com uma educação sexual maior do que aquela Ana a quem aconteceu o que aconteceu, sofri o que sofri no passado, provavelmente logo no primeiro dia em que aconteceu isto ia a correr à polícia e fazia uma denúncia», começou por dizer, num vídeo no TikTok, a campeã do mundo de triplo salto, que namorou com Nelson Évora de 2016 a 2021 e atualmente está numa relação com o atleta Benjamín Campaoré.
9 dezembro 2024, 12:23
Atleta de triplo salto partilhou vídeo no TikTok a denunciar abusos
«O problema é que muitas mulheres, e não só, também há casos de homens, quando sofrem este tipo de situação, não sabem que isto não é normal. Foi o que me aconteceu. Achava que era uma relação normal e que este tipo de coisas eram completamente normais e que tinha de aguentá-las e por isso aguentava. Só quando comecei a fazer terapia e a falar com as minhas amigas e com familiares é que comecei a ver que esses comportamentos não eram normais. Atitudes que não se deveriam permitir e que eram terríveis», acrescentou a atleta, medalha de bronze em Tóquio.
E recordou o momento em que se apercebeu da dura realidade. «Em 2022 fui a um programa e dei conta de que havia sofrido abusos sexuais graças a um vídeo, no qual alguém dizia que tinha sofrido abusos por parte da sua companheira, porque a acordava durante a noite e tinha relações sexuais. Quando ouvi esse testemunho, foi quando pensei ‘P… Isto era o que me acontecia a mim!' Foi aí que me dei conta de que era uma mulher que tinha sofrido abusos sexuais mas tinha isso completamente normalizado.»
«Hoje faria a denúncia, mas na altura não tinha consciência do que me estava a acontecer», reforçou, dizendo-se na altura «uma miúda muito fácil de manipular, de fazerem crer que aqueles eram comportamentos normais».
«Hoje não posso fazer denúncia porque não tenho provas e já passaram muitíssimos anos, mas se me tivesse acontecido hoje e ainda estivesse nessa relação claro que seria a primeira a ir à polícia», juntou.