Mehrzadselakjani, o jogador de vólei tão alto... que não cabe nas camas da Aldeia Olímpica
Morteza Mehrzadselakjani
Foto: IMAGO

JOGOS PARALÍMPICOS Mehrzadselakjani, o jogador de vólei tão alto... que não cabe nas camas da Aldeia Olímpica

JOGOS OLÍMPICOS03.09.202415:35

Iraniano é o segundo homem mais alto do mundo e está a disputar os terceiros Paralímpicos da carreira

Morteza Mehrzadselakjani, mais conhecido por Mehrzad, é um jogador de voleibol sentado que está, neste momento, a disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Campeão paralímpico no Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, em 2021, está à procura de conquistar mais uma medalha em Paris.

No entanto, Mehrzad, que tem 2,46 metros de altura e é o segundo homem mais alto do mundo, foi obrigado a dormir no chão da Aldeia Olímpica de Paris... porque não cabe na cama.

«O Mehrzad não recebeu uma cama personalizada, como em Tóquio, o que significa que teve de dormir no chão. Mas ele tem um objetivo muito importante em mente: tornar-se um campeão», disse o treinador da seleção iraniana.

Mehrzadselakjani nos Paralímpicos de Tóquio

Aos 16 anos, Mehrzad já media 1,90m. Foi nessa altura, que lhe foi diagnosticada acromegalia, uma doença crónica que consiste numa produção excessiva da hormona de crescimento no organismo.

Dado o seu tamanho, estava destinado a ser uma estrela do basquetebol no seu país. Porém, ainda numa tenra idade, uma queda de bicicleta provocou-lhe uma lesão pélvica grave.

Foi submetido a várias intervenções cirúrgicas e, desde então, a perna direita deixou de crescer, sendo cerca de 15 centímetros mais curta do que a perna esquerda. Isto dificulta-lhe a movimentação, pelo que foi obrigado a utilizar uma cadeira de rodas.

Mehrzadselakjani em ação

O selecionador iraniano contou, ao New York Times, que o descobriu num programa de televisão em que participavam pessoas com caraterísticas físicas invulgares: «Eu não estava à procura de um jogador que, sentado, pudesse ver claramente por cima da rede, mas um dia vi-o na televisão. Quando o vi, soube que podia usá-lo na minha equipa. Ele costumava ser considerado uma aberração e era mostrado pelo país como tal, mas nós transformámo-lo num campeão.»

Mehrzadselakjani com a medalha de ouro no Rio

O Irão venceu os três primeiros encontros, diante de Ucrânia, Brasil e Alemanha, por 3-0. Por isso, parece que o facto de dormir no chão não irá impedir Mehrzadselakjani de conquistar o terceiro ouro consecutivo em Jogos Paralímpicos.