Filipe Marques fica à porta do pódio no triatlo
Filipe Marques estreou-se nos Jogos Paralímpicos com um 4.º lugar

JOGOS PARALÍMPICOS Filipe Marques fica à porta do pódio no triatlo

MODALIDADES02.09.202412:35

Quarto lugar para o triatleta luso na estreia em Jogos Paralímpicos

Filipe Marques ficou no 4.º lugar da prova PTS5 de triatlo dos Jogos Paralímpicos.

Na estreia, o atleta de 26 anos ficou à porta do pódio de uma competição que foi ganha pelo norte-americano Chris Hammer, com 58.44 minutos.

Filipe Marques, que tem um problema de mobilidade num dos pés, mostrou-se satisfeito com a classificação, que garantiu o oitavo diploma para Portugal, mas assumiu que passou a prova a «olhar para as medalhas».

«O meu objetivo era fazer top-5, mas claro que estava a olhar para as medalhas, fiquei a 40 segundos, nunca fiquei assim tão perto. Tenho de ficar satisfeito com o quarto lugar, mas, obviamente, gostava muito de ter chegado ao terceiro», assumiu no final da prova, disputada junto à Ponte Alexandre III, em Paris, citado pela Lusa.

O almadense saiu do setor da natação no primeiro lugar, manteve-se no grupo da frente do ciclismo, saindo no 5.º lugar na transição para o atletismo, prova na qual ainda conseguiu ultrpassar um adversário para terminar no quarto lugar.

Filipe Marques concluiu a prova em 59.59 minutos, gastando mais 40 segundos do que Martin Schulz (Alemanha), que ficou com a medalha de bronze. A prata ficou para o brasileiro Ronan Cordeiro.

O diploma paralímpico de Filipe Marques é o oitavo da comitiva portuguesa, juntando-se às três medalhas conquistadas no domingo, com os ouros de Cristina Gonçalves no boccia e de Miguel Monteiro no lançamento do peso.