Maurício Moreira é o vencedor do Grande Prémio O Jogo

Ciclismo Maurício Moreira é o vencedor do Grande Prémio O Jogo

CICLISMO25.04.202319:09

Confirmando ser o ciclista mais regular no pelotão, Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o vencedor da 11.ª edição do Grande Prémio O Jogo, depois de ter vencido o contrarrelógio em Pinhel e a etapa rainha em Boticas. Numa competição sem bonificações, a Glassdrive-Q8-Anicolor controlou a corrida jogando os trunfos na hora certa, através do uruguaio que demonstrou encontrar-se num bom momento de forma, quando faltam quatro meses para a Volta a Portugal que venceu em 2022.

Foi a quarta vitória da temporada de Maurício Moreira, que liderou um bloco no qual Artem Nych se vem afirmando como uma valiosa unidade, integrando-se numa estrutura que conta com Rafael Reis, Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, que formam o quinteto mais poderoso do pelotão nacional.

«Estou feliz com esta vitória que é a primeira numa prova por etapas desta temporada. É para conseguir vitórias que esta equipa trabalha, confirmando que estamos fortes e no bom caminho. Este triunfo é motivador para as corridas que se seguem, sabendo que ainda tenho muito para melhorar nos treinos e alimentação, transmitindo confiança tanto para mim como para a equipa, que tem por objetivo as vitórias nas diversas competições», palavras de Maurício Moreira qua além de duas etapas e geral no Grande Prémio O Jogo, foi o vencedor da Clássica da Primavera.

A última etapa com partida e chegada a Paredes na distância de 143,2 km, viveu da fuga de Javier Moreno (Fonte Nova), Francisco Morais e Bruno Silva (Tavfer), Álvaro Trueba (Tavira), André Rodrigues (Segmento D’Época), César Fonte (Boavista) e César Martingil (Louletano), iniciada quando estavam percorridos 30 km.

Com a Glassdrive a controlar os fugitivos e em especial Joaquim Silva (Efapel) que foi segundo na geral, a fuga que não foi além da vantagem de 1,40 minutos, foi neutralizada a 8 km de Paredes, despois de César Fonte e Bruno Silva terem tentado contrariar a força do pelotão.

Numa chegada massiva, João Matias (Tavfer) foi o mais rápido no sprint registando a primeira vitória da temporada. «Queria vencer em Barcelos mas arranquei muito cedo e acabei por ser surpreendido mesmo conhecendo muito bem a chegada. A segunda opção passava por vencer em Paredes e consegui, depois do grande trabalho da equipa que me trouxe no sofá até à meta e me colocou no sítio certo, numa chegada que assentava muito bem nas minhas caraterísticas. Sei que sou um dos nomes a ter em conta em chegadas ao sprint, assim como o Leangel Linarez, formando um dupla muito forte da Tavfer-Ovos Matinados nas chegadas em pelotão», Tomás Conte (Aviludo) e Francisco Campos (Fonte Nova) foram segundo e terceiro na meta.

Nas restantes classificações finais, Luís Gomes (Kelly) venceu nos pontos, Francisco Guerreiro (Efapel) a montanha e Alexandre Montez (Credibom) a juventude.

A clássica de Viana do Castelo no dia 30, é a próxima competição do calendário nacional.

CLASSIFICAÇÕES

5.ª ETAPA PAREDES-PAREDES 143,2 KM

1.º João Marias (Por/Tavfer) 3.24,16 h à média de 42,060 km/h

2.º Tomás Contte (Arg/Aviludo) mt

3.º Francisco Campos (Por/Fonte Nova) mt

4.º Luís Gomes (Por/Kelly) mt

5.º Hugo Nunes (Por/Boavista) mt

6.º Fábio Costa (Por/Glassdrive) mt

7.º Rafael Reis (Por/Glassdrive) mt

8.º Diogo Barbosa (Por/Tavira) mt

9.º Vojtech Kminek (Cze/Padrones) mt

10.º Tiago Ferreira (Por/JV Perfis) mt

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Maurício Moreira (Uru/Glassdrive) 13.33,02 h

2.º Joaquim Silva (Por/Efapel) a 4 s

3.º Rafael Reis (Por/Glassdrive) a 21 s

4.º Henrique Casimiro (Por/Efapel) a 35 s

5.º Artem Nych (Rus/Glassdrive) a 1,00 m

6.º Luís Gomes (Por/Kelly) a 1,02 m

7.º Hugo Nunes (Por/Boavista) a 1,09 m

8.º Pedro Pinto (Por/Efapel) a 1,36 m

9.º Aleksandr Grigorev (Rus/Efapel) a 1,38 m

10.º Francisco Guerreiro (Por/Efapel) a 1,50 m

EQUIPAS

1.ª Efapel Cycling 40.40,17 h

2.ª Glassdrive-Q8-Anicolor a 13 s

3.ª Kelly-Simoldes-UDO a 5,14 m

PALMARÉS

2023 Maurício Moreira (Uru)            

2022 Rafael Reis(Por)                      

2021  José Fernandes (Por)              

2020 Não se realizou devido à pandemia

2019  Luís Mendonça (Por)                

1994  a  2018 Não se realizou

1993  Cássio Freitas (Bra)                 

1992  Delmino Pereira (Por)               

1991   Joaquim Gomes (Por)               

1990  Delmino Pereira (Por)               

1989  José Santiago (Por)                 

1988  Cayn Theakston (Gbr)              

!987   Fernando Carvalho (Por)