Ciclismo Luto: Jacopo Venzo morre aos 17 anos
O ciclista italiano Jacopo Venzo, de 17 anos, da equipa Campana Imballaggi Geo&Tex Trentino, morreu este sábado no hospital de Linz (Áustria), onde estava internado desde a véspera, após ter sido evacuado de helicóptero em estado grave na sequência de uma queda durante uma descida da 1.ª etapa da Junioren Rundfahrt, prova de juniores de três dias que se deveria concluir domingo no país.
De acordo com a nota divulgada pela equipa, Jacopo Venzo, sucumbiu aos ferimentos, tendo a organização cancelado a prova ao tomar conhecimento, neste dia, da trágica notícia.
«Com lágrimas nos olhos e os nossos corações devastados, anunciamos que nosso júnior Jacopo Venzo nos deixou. Foi vítima de uma queda muito feia na descida de sexta-feira», foi o comunicado divulgado pela formação italiana, enquanto David Lappartient, presidente da Union Cycliste Internationale (UCI) recordou Venzo como «um talento em ascensão, que tinha tantos anos de ciclismo competitivo pela frente».
O acidente ocorreu na sexta-feia, quando 140 ciclistas descuam Mistelbacher Berg, durante a etapa inaugural da prova, de Haid a Marchtrenk.
Uma nova morte a enlutar a modalidade e seus fãs, cinco semanas após o profissional suíço Gino Mader, de 26 anos, ter perdido a vida durante a Volta à Suíça, também após acidente durante numa descida.
«Jacopo era um jovem extraordinário, com um futuro todo para escrever no desporto e especialmente na vida, e por isso dói ainda mais. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada e agradecemos a todos os que nos farão sentir seu apoio», são o apelo e consternação deixados pela equipa.
A União Europeia de Ciclismo (UEC) foi mais pragmática a descrever a morte de Jacopo Venzo na 48.ª edição da prova austríaca: «Não há palavras para descrever esta tragédia».