Luiz Diaz novo líder da Volta a Loulé

Ciclismo Luiz Diaz novo líder da Volta a Loulé

CICLISMO07.04.202323:33

A dupla jornada na Volta ao Concelho de Loulé provocou profundas alterações nas diversas classificações, com os espanhóis da Valverde Team/Ricardo Fuentes a darem a volta à classificação, depois de vencerem de forma concludente o contrarrelógio por equipas disputado na parte da tarde. 

De manhã e na etapa em linha com partida e chegada a Loulé na distância de 82 km, Manuel Marques (ABTF Betão-Bairrada), foi a principal figura ao distanciar-se na parte final para cortar a meta com a vantagem de 15 segundos para o grupo perseguidor composto por 12 ciclistas.

O jovem corredor da equipa da Bairrada, dirigida por Henrique Queiroz, partiu para o contrarrelógio por equipas na extensão de 11 km, com a vantagem 8 segundos para um grupo de 9 ciclistas, nos quais se encontravam quatro da Valverde Team/Ricardo Fuentes.

Num percurso plano, foi notória a falta de sincronização na maioria das equipas, a registarem diferenças significativas, Valverde Team/Ricardo Fuentes venceu com a diferença de 23 segundos para a ABTF Betão-Bairrada e 39 segundos para a Landeiro/KTM) que ocuparam o segundo e terceiro lugar.

Com as diferenças registadas, Luiz Diaz (Valverde Team/Ricardo Fuentes) é o novo camisola amarela em igualdade de tempo com os seus companheiros de equipa Diego Aparício e Álvaro Garcia, seguidos de António Arias da mesma equipa a 8 s, o melhor português é Manuel Marques (ABTF Betão-Bairrada) em 5.º lugar a 15 segundos do primeiro.

As restantes classificações são todas lideradas por ciclistas espanhóis, Luis Lajarin é o melhor júnior de 1.º ano que também é primeiro na montanha, Antonio Arias comanda nos pontos, ambos pertencem à Valverde Team/Ricardo Fuentes, que lidera por equipas.

A última etapa com partida e chegada a Loulé com 109 km, apresenta um percurso de média/alta montanha com  uma contagem de 3.ª cat. no Freixo Seco, uma de 2.ª cat. na passagem pelo Barranco do Velho, onde também de encontra uma de 1.ª cat., por ultimo a passagem por Tôr de 1.ªcat. com um desnível de 10 por cento e situada a 10 km da linha de chegada.

Face às dificuldades e numa corrida sem bonificações, tudo está em aberto para encontrar os vencedores das diversas classificações, embora os espanhóis partam com alguma vantagem.