Surf Liga MEO: Gabriela Dinis e Guilherme Ribeiros imperiais na Figueira
Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis venceram o Allianz Figueira Pro, 1.ª etapa da Liga MEO Surf 2023 ao baterem nas finais Afonso Antunes (10,50) e Francisca Veselko (10,25) com uma pontuação de 11,65 e 10,50, respetivamente.
No longo dia final da primeira etapa do circuito nacional de surf, a organização acedeu a uma queixa de Francisca Veselko, reconheceu um erro na atribuição de prioridades na bateria 2 da ronda 3 e voltou atrás na decisão de interferência de Kika Veselko. Uma sentença que se revelaria decisiva para a atribuição do título na Figueira da Foz.
Na repetição do heat, a campeã mundial júnior inverteu o anterior resultado e atirou para fora de água Teresa Bonvalot e Carolina Santos, que tinham passado às meias-finais.
Kika (melhor score feminino do evento, 16,75) seria acompanhada por Gabriela Dinis. As duas surfistas seguiram até à final e aí, Gabi, tomba-gigante ao eliminar sucessivamente as favoritas Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Carolina Mendes, terminaria um dia inesquecível ao bater, nos instantes finais do heat, Francisca Veselko.
«Quero continuar a treinar e que os campeonatos me corram bem», disse, parca em palavras, a surfista de Carcavelos, em declarações à Sport TV, após conquistar a primeira vitória na Liga na quarta final da carreira.
A prestação de excelência de Frederico Morais (17,40 nos quartos de final, melhor score dos três dias) embateu de frente contra Guilherme Ribeiro. O campeão nacional em título encontrou o amigo Afonso Antunes na final (de registar o abraço dos dois na areia) e, pouco antes do som da buzina, virou a bateria a seu favor para obter a segunda vitória na prova nacional.
«Isto sou eu, a virar os heats, sem desistir até ao fim», disse Gui, virando o foco para o Caparica Surf Fest (QS), 3 a 8 de abril, última oportunidade de qualificação para os Challenger Series, prova de acesso ao Circuito Mundial (CT).
De realçar ainda a homenagem da Associação Nacional de Surfistas ao pai do surf português, Pedro Martins Lima, o primeiro surfista português.