Laurentino Dias reuniu-se com 15 federações olímpicas
O candidato ao COP continua a «presidência aberta» a reunir com as diferentes federações e entidades para explicar o programa eleitoral que apresentará às eleições marcadas para 19 de março
Laurentino Dias reuniu-se com com 16 federações, 15 de modalidades olímpicas. Em cima da mesa o movimento desportivo nacional e a Lei do Mecenato. «Os dois temas principais foram o estatuto e os apoios de carreira dos atletas de alto rendimento e olímpicos e a avaliação do impacto nas federações dos modelos de financiamento ao desporto, diretamente do Estado e das apostas online e do Placard», contou à Lusa o candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP).
As federações de atletismo, campismo e montanhismo, râguebi, ténis de mesa, taekwondo, tiro, patinagem, vela, ciclismo, kickboxing, tiro com armas de caça, escalada, golfe, lutas amadoras, natação e triatlo ouviram o que antigo secretário de Estado do desporto tem para lhes dizer num encontro em Lisboa.
Mas esta espécie de «presidência aberta» do candidato não termina por aqiu. «Nos próximos dias vamos promover um encontro com atletas e treinadores para avaliação dos modelos atuais e futuros de enquadramento pelo COP em coordenação com as respetivas federações», contou o dirigente.
Até agora anunciaram a candidatura à presidência do COP Laurentino Dias, Alexandre Mestre, José Manuel Araújo e Jorge Vieira. As eleições para o COP, lideradas neste momento por Artur Lopes desde a morte de José Manuel Constantino, em agosto, estão marcadas para dia 19 de março de 2025.