Kansas City Chiefs vencem Super Bowl pelo segundo ano consecutivo!
Mahomes volta a vencer o Super Bowl (Foto: Kansas City Chiefs/X)

Kansas City Chiefs vencem Super Bowl pelo segundo ano consecutivo!

FUTEBOL AMERICANO12.02.202403:55

Está confirmada a nova dinastia da NFL: Patrick Mahomes derrota os San Francisco 49ers e conquista o terceiro Troféu Lombardi em cinco anos para a equipa de Kansas. Jogo muito equilibrado só foi decidido no prolongamento

Os Kansas City Chiefs vencem de novo o Super Bowl numa final disputada com os San Franciso 49ers até ao último segundo do prolongamento (25-22) - foi apenas a segunda vez que a final foi decidida no tempo-extra, o que reflete o elevado equilíbrio que se fez sentir ao longo de mais de quatro horas de jogo. 

A partida até teve um começo pouco animado, já que não houve pontos no 1.º período, fase marcada pela grande exibição defensiva dos 49ers – Nick Bosa, Chase Young e Arik Armstead aterrorizaram Patrick Mahomes, não lhe dando tempo para fazer passes longos. 

Logo a abrir o 2.º período, Jake Moody colocou a equipa da Califórnia na frente com o maior field goal de sempre no Super Bowl – 55 jardas!

Os Chiefs continuavam com problemas no ataque e, nesta fase, ainda só tinham ganho o primeiro down por três vezes. Os 49ers levantaram voo mais cedo e chegaram finalmente ao touchdown a 4.32 minutos do intervalo. Foi uma jogada estudada que terminou com o passe de Jauan Jennins para Christian McCaffrey.

A equipa treinada por Andy Reid só conseguiria marcar pontos antes do intervalo graças a um field goal de Harisson Butker.

Ainda assim, ao intervalo, os Chiefs estavam a sucumbir à pressão e quem não estava contente era Travis Kelce, que nesta fase, tinha apenas… uma receção para uma jarda. 

Intervalo esse que foi marcado pelo concerto de Usher, que também contou com a participação de Alicia Keys. 

Para além disso, já se sabe que o Super Bowl é sinónimo de vários anúncios e um deles chamou a atenção dos fãs de futebol, já que contou com a participação de Lionel Messi.

Voltando à partida, Patrick Mahomes começou o terceiro período a ver um passe seu ser intercetado, mas os 49ers não tiraram proveito disso e Butker reduziu depois a desvantagem para dos Chiefs para 6-10, a cinco minutos do fim do 3.º período, com um field goal de 57 jardas, que bateu o recorde que Moody estabelecera pouco antes.

E apenas dois minutos e meio depois, os 49ers perderam a bola na sua red zone quando recebiam um punt e os Chiefs aproveitaram para saltar para a frente do marcador, com um passe de Mahomes para Valdes-Scantling. A equipa de Kansas vencia assim por 13-10.

Os 49ers voltariam a estar na frente a 11 minutos do fim do 4.º período, com Jauan Jennings a tornar-se apenas no segundo jogador de sempre a fazer e a receber um passe para touchdown no Super Bowl, depois de Nick Foles em 2018. No entanto, Moody falhou depois a conversão do ponto-extra e a equipa ficou a vencer po 16-13. 

O resto do 4.º período foi uma batalha de field goals, com Jake Moody a converter um e Harisson Butker a converter dois, o último deles a três segundos do fim e que enviou o jogo para prolongamento, com as equipas empatadas a 19.

No tempo-extra, os 49ers começaram com a bola e fizeram uma boa sequência de jogadas até à red zone adversária, mas foram parados nas 11 jardas e tiveram de chamar Jake Moody para colocar o resultado em 22-19.

O jogo resumiu-se então a uma batalha entre Patrick Mahomes e a defesa comandada por Steve Wilks, que fez um grande jogo… mas contra o melhor quarterback da liga, isso não chegou.

A jogar com as pernas e com os braços no momento mais decisivo da época, Mahomes foi perfeito e guiou os Chiefs até ao touchdown, conseguido com um passe para Mecole Hardman. 

Taylor Swift deu início às celebrações, que rapidamente se espalharam a todo o Estádio Allegiant. É o quarto Super Bowl de sempre para os Kansas City Chiefs e o terceiro para Andy Reid e Patrick Mahomes!

Mahomes também foi nomeado o MVP (jogador mais valioso) do Super Bowl pela terceira vez na carreira. O jogador de 28 anos igualou Tom Brady e Troy Aikman ao conquistar o terceiro Troféu Lombardi nas suas primeiras sete épocas na NFL e cimentou a sua posição como melhor quarterback da liga e um dos melhores de sempre.

Mahomes e Kelce partilham o Troféu Lombardi no pódio dos campeões (IMAGO)

Recorde as incidências da partida:

CHIEFS VENCEM SUPER BOWL COM TOUCHDOWN DE MAHOMES PARA HARDMAN

E termina o sétimo jogo mais longo da história da NFL com a confirmação de que os Chiefs são a nova dinastia da liga: são três Super Bowls em cinco anos para Patrick Mahomes, que volta a vencer os 49ers numa final que foi disputada até ao último segundo! A equipa de Kansas City também é a primeira em duas décadas a ganhar o Super Bowl em dois anos consecutivos!

1.55 (Prolongamento) - Mahomes corre até às 13 jardas!

4.03 (Prolongamento) - Mahomes faz um passe perfeito para Rice e Chiefs já estão a 41 jardas do touchdown

5.58 (Prolongamento) - Mahomes corre para 10 jardas e mantém o jogo vivo!

6.05 (Prolongamento) - Vai ser 4.º down para os Chiefs - se não ganharem uma jarda, o Super Bowl é dos 49ers!

  • É o tudo ou nada para os Chiefs: se marcarem um touchdown ganham o jogo, se não marcarem pontos, perdem-no. Um field goal dá continuidade ao mesmo.

Jake Moody dá nova vantagem aos 49ers: 22-19!

7.25 (Prolongamento) - Chris Jones força Purdy a fazer um passe incompleto e faz com que os 49ers se fiquem pelo field goal

10.50 (Prolongamento) - Corrida de 25 jardas de McCaffrey. Bola nas 25 jardas dos Chiefs.

12.06 (Prolongamento) - San Francisco no ataque, bola no meio-campo. 2.º down e 6 jardas.

13.53 (Prolongamento) - Falta de McDuffie dá 1.º down aos 49ers, que se preparavam para um punt em 4.º down.

Os 49ers vão começar com a bola no prolongamento. A tensão no Estádio Allegiant é palpável. É apenas a segunda vez na história que o Super Bowl será decidido no prolongamento.

  • Cada equipa vai ter hipótese de marcar um touchdown

E vamos para prolongamento!

0.06 (4.ºP) - Butker empata a partida: 19-19!

0.09 (4.ºP) - QUE JOGADA ESPETACULAR DE JASON KELCE! Leva a bola até às 11 jardas e por pouco não marcou touchdown.

Faltam 16 segundos e há cada vez mais hipóteses de o jogo ir para prolongamento.

0.39 (4.ºP) - Mahomes leva os Chiefs até às 36 jardas de San Francisco. Já estão a uma boa distância para Butker fazer um field goal, mas ainda têm hipótese de ganhar com um touchdown.

  • Patrick Mahomes tem um minuto e 53 segundos para trazer um novo Super Bowl para Kansas City. 

1.57 (4.ºP) - Jake Moody faz um field goal de 53 jardas e coloca 49ers na frente: 19-16!

2.00 (4.ºP) - Trent McDuffie força um passe incompleto e o field goal.

2.00 (4.ºP) - Os 49ers têm a bola a 35 jardas do touchdown, mas enfrentam um 3.º down e 5 jardas. 

4.05 (4.ºP) - Os 49ers já estão no meio-campo do Chiefs, mas agora têm também de gerir o relógio para não darem muito tempo de jogo a Mahomes. Por isso, Kyle Shanahan está a fazer várias jogadas em corrida, para manter o relógio a andar.

5.56 (4.ºP) - Harrison Butker empata a partida com field goal: 16-16

5.56 (4.ºP) - Excelente drive do Chiefs, especialmente de Isiah Pacheco, ficam a 4 jardas do touchdown, mas Javon Hargreave faz um sack no 3.º down e força o field goal

11.15 (4.ºP) - Travis Kelce ganha 16 jardas com uma boa receção e corrida. Bola nas 41 jardas do meio-campo dos Chiefs.

Touchdown dos 49ers - na frente do marcador por 16-13!

Jauan Jennings lançou para o primeiro 'touchdown' e agora recebe para o segundo dos 49ers, após uma boa rota sua e um bom passe de Purdy. 'Extra-point' de Jake Moody é depois bloqueado.

12.30 (4.P) - George Kittle converte um 4.º down com a sua primeira receção do jogo! 49ers já estão na red zone.

15.00 (4.ºP) - Bom passe de Purdy para Aiyuk, que ganha 20 jardas. 49ers a 23 jardas do touchdown. 

  • É agora que as verdadeiras estrelas mais brilham e dão títulos de campeão às suas equipas. Veremos quais serão os jogadores que, com todo o mundo a ver, emergião na fase mais decisiva do maior jogo do ano da NFL. 

Termina o 3.º Período: Kansas City Chiefs 13-10 San Francisco 49ers

0.13 (3.ºP) - Kyle Juszczyk soma novo primeiro down e chega às 42 jardas do meio-campo dos Chiefs. 

1.00 (3.ºP) - 101 minutos depois, os 49ers voltam a ter um primeiro down, após passe de Purdy para Jennings. 

2.10 (3.º P) - Os 49ers têm agora a bola nas 25 jardas do seu meio-campo. Ainda só ganharam três jardas no 3.º período. Geroge Kittle está completamente apagado e ainda não recebeu nenhum passe. 

Touchdown dos Chiefs, que agora vencem por 13-10!

2.29 (3.ºP) - E do nada, após um erro clamoroso da equipa especial dos 49ers, os Chiefs recuperam o seu 'punt' e na jogada seguinte, Mahomes atira para o 'touchdown' de Marquez Valdes-Scantling.

2.35 (3.ºP) - 49ers perdem punt e Chiefs ganham a bola na red zone!

2.42 (3.ºP) - Nick Bosa está a fazer um jogaço. Está constantemente a pressionar Mahomes e volta a forçar um passe incompleta. Vem aí novo punt

4.11 (3.ºP) - Três jogadas dos 49ers não resultam em nenhuma jarda ganha. Desde o 1.º período, Brock Purdy só lançou para 17 jardas. Bola para os Chiefs, nas 27 jardas do seu meio-campo.

  • Entretanto boas notícias para San Francisco: Deebo Samuel volta ao jogo. 
  • O tempo de jogo passa a correr e já nos aproximamos do 4.º período. Dá a impressão de que quem conseguir um touchdown nesta fase do jogo, fica muito mais próximo da vitória. Está a ser um jogo para destacar as defesas de cada equipa.

5.19 (3.ºP) - Novo recorde de field goal mais longo do Super Bowl: Depois de Jake Moody ter estabelecido uma nova marca no início do jogo nas 55 jardas, agora foi a vez de Harrison Butker aumentá-la para 57 jardas. 

6.30 (3.ºP) - Corrida de 22 jardas de Mahomes. Chiefs a 43 jardas da end zone dos 49ers. 

7.45 (3.ºP) - Kansas no ataque ainda no seu meio-campo. 3.º down e 4 jardas - Mahomes usa as pernas e aguenta duas placagens para ganhar as jardas necessárias.

9.10 (3.ºP) - Os 49ers não avançam no terreno e vão devolver a bola. Mas pior do que isso, Deebo Samuel magoou-se na última jogada, caindo no chão enquanto se agarrava à coxa. 

11.00 (3.º P) - Impressionante. Pacheco só ganha meia jarda na corrida e os Chiefs têm de fazer o punt, já que estavam nas suas 11 jardas. Os 49ers vão começar com a bola nas 36 jardas do seu meio-campo.

11.46 (3.ºP) - Os Chiefs preferem gastar já um time-out para prepararem um 3.º down e 1 jarda. 

12.31 (3.ºP) - Os 49ers não avançam no terreno e devolvem a bola aos Chiefs, que vão começar a apenas três jardas da sua end zone

13.38 (3.ºP) - Passe de Mahomes é intercetado! Ji'Ayir Brown faz a jogada para a defesa dos 49ers.

Começa a 2.ª parte com bola para os Chiefs.

Assim terminou a performance de Usher:

Alicia Keys junta-se a Usher em palco.

Usher dá agora início ao concerto de intervalo do Super Bowl!

Intervalo: Kansas City Chiefs 3-10 San Francisco 49ers

  • Sem terem uma grande vantagem, so 49ers esão a deixar os jogadores dos Chiefs claramente nervosos. Mas ainda falta muito tempo e os Chiefs estão mais do que habituados a operarem reviravoltas. 

Armstead com o sack no 3.º down! Obriga os Chiefs a ficarem-se pelo field goal, que Butcker converte.

0.29 (2.ºP) - Chiefs a 9 jardas do touchdown, com 3.º down e 5 jardas. 

1.09 (2.ºP) - Chiefs no ataque a 14 jardas da end zone. 1.º down e 10 jardas. Está a ser de longe a melhor sequência de jogadas dos de Kansas City na partida.

2.00 (2.ºP) - Chiefs tentam colocar pontos no marcador antes do intervalo, mas esta defesa dos 49ers está a fazer um jogo a roçar a perfeição. 3.º down e 5 jardas nas 40 jardas do meio-campo dos Chiefs. 

Touchdown dos 49ers, que vencem por 10-0!

4.23 (2.ºP) - Purdy passa para trás e Jennings faz o passe para McCaffrey, que corre 25 jardas até à 'end zone'!

4.48 (2.P) - Os 49ers avançam bem no terreno, ganham o primeiro down por três vezes e já estão nas 21 jardas do meio-campo dos Chiefs.

  • É gritante a incapacidade ofensiva dos Chiefs. Mahomes ainda só atirou para 68 jardas e a equipa conseguiu apenas o primeiro down por três veses. Travis Kelce está enfurecido com o treinador Andy Reid.

7.50 (2.ºP) - Primeiro Nick Bosa e depois Arik Armstead chegam a Patrick Mahomes, que é placado. Novo punt para os Chiefs. Bola dos 49ers nas suas 33 jardas.

9.07 (2.ºP) - Os 49ers estão a criar muita pressão sobre Patrick Mahomes, que quase a cada jogada tem de correr pela vida para fugir do sack. 2.º down e 20 jardas para os Chiefs nas suas 10 jardas.

9.30 (2.º P) - Purdy sofre o seu primeiro sack do jogo que leva a novo punt dos 49ers. Bolas dos Chiefs nas suas 19 jardas. 

10.30 (2.ºP) - 49ers nas suas 32 jardas, 3.º down e 8 jardas. 

12.00 (2.ºP) - INCRÍVEL - OS CHIEFS PERDEM A BOLA NUM FUMBLE DE ISIAH PACHECO!

  • Após a maior jogada dos Chiefs no jogo, que poderia desbloquear em definitivo o ataque e Patrcik Mahomes, os 49ers recuperam a bola.

12.46 (2.ºP) - Passe de 52 jardas de Mahomes para Hardman até às 10 jardas dos 49ers!

Kansas City Chiefs 0-3 San Francisco 49ers

14.48 (2.ºP) - Field Goal histórico dos 49ers. Jake Moody faz o field goal mais longo de sempre do Super Bowl, com a distância de 55 jardas!

Acaba o 1.º período e ainda não há pontos, algo que não acontecia há cinco anos

4.29 (1.ºP) - A defesa dos 49ers está a fazer um grande jogo e forçam novo 4.º down e punt dos Chiefs. Mahomes ainda só tem 9 jardas em passe. Bola dos 49ers nas suas 13 jardas. 

5.45 (1-ºP) - Após corrida de 11 jardas de Pacheco, Chiefs voltam atrás devido a novo sack, desta vez de Chase Young. 3.º down e 15 jardas.

  • O histórico Joe Montana está no Estádio Allegiant. O antigo quarterback venceu quatro vezes o Super Bowl pelos 49ers.Montana tem o recorde de mais vitórias no Super Bowl sem nunca ter perdido no grande jogo.

7.15 (1.ºP) - Passe de 13 jardas para Deebo Samuel não chega para o 1.º down. 49ers vão fazer um punt. Bola dos Chiefs nas 10 jardas do seu meio-campo.

8.29 (1.ºP) - Duas faltas seguidas de San Francisco colocam equipa em 2.º down com 27 jardas.

10.00 (1.ºP) - Purdy faz passe de 19 jardas para Brandon Aiyuk. O "Sr. Irrelevante" não está a deixar que os nervos o afetem.

11.05 (1.ºP) - Os Chiefs não conseguem o primeiro down e fazem o punt. Bola dos 49ers nas 23 jardas do seu meio-campo.

12.03 (1.ºP) - Nick Bosa com primeiro sack do jogo, não dando tempo de reação a Mahomes.

12.33 (1.ºP) - FUMBLE DOS 49ERS E CHIEFS RECUPERAM A BOLA. Os 49ers estavam a avançar bem no terreno, já nas 30 jardas dos Chiefs, mas McCaffrey perdeu a bola numa corrida, quando já estava a cair no relvado. É apenas o terceiro fumble de McCaffrey no ano!

  • Brock Purdy vai começar com bola nas 25 jardas dos 49ers.

COMEÇA O SUPER BOWL 58!

  • Os 49ers vão começar com a bola! Os Chiefs começam com posse de bola na 2.ª parte.

Reba McEntire canta agora o hino nacional dos Estados Unidos. Segue-se a moeda ao ar para decidir que equipa começa com a bola!

Post Malone cantou "America the Beautiful" e Taylor Swift estava claramente a disfrutar. 

Entrada dos 49ers em campo: 

Entrada dos Chiefs em campo: 

  • A partida decorre no Estádio Allegiant, casa dos LAs Vegas Raiders e o mais recente estádio da NFL, que conta com uma tecnologia inovadora para tirar e pôr o relvado: 

Boa noite, pode acompanhar aqui todas as incidências do Super Bowl 58! Os campeões em título Kansas City Chiefs procuram defender o Troféu Lombardi que conquistaram no ano passado frente à equipa que já derrotaram na final em 2020. Sendo esta a quarta aparição no grande jogo nos últimos cinco anos, Patrick Mahomes e Andy Reid querem cimentar o estatuto de dinastia frente a uma equipa irreverente dos San Francisco 49ers liderada pelo “Sr Irrelevante” Brock Purdy.

Recorde as histórias dos dois quarterbacks que prometem proporcionar um jogo escaldante: 

Patrick Mahomes: o astro da NFL procura a glória no Super Bowl

11 fevereiro 2024, 09:10

Patrick Mahomes: o astro da NFL procura a glória no Super Bowl

Quarterback quer o terceiro título de campeão, todos com os Kansas City Cheifs de Andy Reid; Pode fazer mais história se conquistar o troféu, o que colocaria a parceria com o treinador como uma das mais bem-sucedidas da história do futebol americano

Atuações musicais

O sempre aguardado concerto no intervalo do Super Bowl estará a cargo de Usher, vencedor de oito prémios Grammy e que irá divulgar o seu álbum lançado há dois dias, "Coming Home".

Usher será o destaque musical da noite (IMAGO)

Antes do pontapé inicial, o hino dos Estados Unidos será cantado por Reba McEntire e Post Malone cantará uma versão de "America the Beautiful".

Reba McEntire, à esquerda, com Post Malone (IMAGO)

Já Taylor Swift, namorada do tight-end dos Chiefs, Travis Kelce, não vai cantar, mas já chegou ao Estádio Allegiant, isto depois de ter dado um concerto em Tóquio... no dia anterior.