Jogos Olímpicos de 2028 vão ter cinco novas modalidades
Há estreias e regressos nas modalidades propostas
O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou, esta sexta-feira, cinco novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, entre regressos e estreias, que tinham sido propostos pelo Comité Organizador dos Jogos.
Flag football (uma variante do futebol americano) e squash estarão nas Olimpíadas pela primeira vez, lacrosse (outro desporto muito popular nos EUA) e críquete voltam depois de mais de cem anos de ausência, e basebol/softbol (versão feminina) voltarão depois de terem sido retiradas no programa de Paris-2024, e várias saídas e entradas anteriores.
O flag football é a grande novidade, tendo pouquíssima expressão no mundo. Marca-se pontos ao tirar uma fita (flag) colocada na roupa do rival. O críquete, que tinha estado na edição de 1900 em Paris, vai apresentar-se com uma versão twenty (20) e o lacrosse, conhecido desporto universitário americano, esteve em St. Louis-1904 e Londres-1908 e vai acontecer com 6 jogadores de cada lado (sendo conhecido como sixes).
Assim, serão 35 as modalidades a disputar em Los Angeles.
O boxe, por sua vez, continua sem confirmação para 2028 devido a problemas na Federação Internacional – que não é ainda reconhecida pelo COI.