Volta a Itália João Almeida sobe ao segundo lugar!
Numa etapa marcada pelo mau tempo a que se juntaram os complicados 40 km finais, João Almeida (UAE-Team Emirates) subiu para segundo na geral, mas não deixou de pregar um valente susto aos portugueses.
Tudo começou com uma queda no pelotão a 15 km da meta que originou um corte, inesperadamente surgiu o ciclista português a perder o contacto por também ter caído, embora sem grandes consequências. O grupo formado por Formolo, Vine e Ulissi ficou para trás e 4 km mais adiante estava feita a junção e regressava a tranquilidade nas hostes nacionais, numa altura em que Brandon McNulty se encontrava cada vez mais atrasado.
A 3.ª etapa entre Vasto e Melfi na distância de 213 km, apresentava as principais dificuldades nos últimos quilómetros com duas contagens de montanha e um final bastante sinuoso. Logo à partida, Alexander Konychev e Veljko Stojnic (Corratec) deixaram para trás o grosso da coluna e encetaram uma aventura que tinha o destino marcado. Os pupilos de Francesco Fassi que chegaram a ter sete minutos de diferença, com a chuva e vento a ditarem leis, foram neutralizados a 36 km da meta, quando se iniciou a subida para a primeira contagem de montanha.
Com as inclinadas rampas a deixarem marcas, ficou na frente um pelotão com 61 corredores, que comandado pelos homens do camisola rosa, Remco Evenepoel, obrigaram à formação de vários grupos. O trabalho da Jayco-Alula nos últimos 20 km acabou por ser premiado com o sprint vitorioso de Michael Matthews, que conseguiu a terceira vitória em etapas no Giro e a décima em grande voltas, com quatro na Volta à França e três na Volta à Espanha. «Estou sem palavras, vencer aqui é sempre extraordinário, depois de tudo o que passei nos últimos meses. Foi um dia muito longo e chato, mas no final tudo correu conforme o que tínhamos planeado. Fiquei preocupado com as muitas quedas que poderiam acontecer devido ao piso molhado. Com Pedersen no grupo tinha que sprintar mais cedo para abrir espaço e foi o que aconteceu com o trabalho dos meus companheiros», afirmou o vencedor.
Remco Evenepoel (Soudal), não só manteve a camisola rosa como aumentou a diferença para os principais adversários, no sprint bonificado foi primeiro, seguido de Primoz Roglic (Jumbo) que subiu à terceira posição na geral. «Assumimos a liderança na descida porque a estrada estava muito perigosa devido à chuva. Vi que Jumbo-Visma estava atrás de nós e não gastou muita energia, ganhei três segundos e apenas um a Roglic, o que considero muito bom depois de um dia tranquilo com um final agitado. O plano para amanhã poderá passar por perder a camisola rosa. Conheço bem a etapa, pode ser que outra equipa tente vencer e aí até poderei manter o primeiro lugar na geral», frisou Evenepoel à saída do pódio.
Dos primeiros da geral saiu Filippo Ganna (Ineos) que cortou a meta com mais 15,11 m, depois de ter ficado num dos cortes verificados a meio da tirada.
Classificações
3.ª ETAPA VASTO - MELFI 213 KM
1.º Michael Matthews (Aus/Jayco) 5.01,41 h
à média de 42,362 km/h
2.º Mads Pedersen (Din/Trek) mt
3.º Kaden Groves (Aus/Alpecin) mt
4.º Vincenzo Albanese (Ita/Eolo) mt
5.º Stefano Oldani (Ita/Alpecin) mt
6.º Sven Erik Bystrom (Nor/Intermarché) mt
7.º Primoz Roglic (Slo/Jumbo) mt
8.º Simone Velasco (Ita/Astana) mt
9.º Toms Skujins (Let/Trek) mt
10.º Andrea Vendrame (Ita/AG2R) mt
41.º João Almeida (Por/Emirates) nt
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal) 10.18,07 h
2.º João Almeida (Por/Emirates) a 32 s
3.º Primoz Roglic (Slo/Jumbo) a 44 s
4.º Stefan Kung (Sui/Groupama) a 46 s
5.º Geraint Thomas (Gbr/Ineos) a 58 s
6.º Aleksandr Vlasov (Rus/Bora) a 58 s
7.º Tao Geoghegan Hart (Gbr/Ineos) a 1,02 m
8.º Michael Matthews /Aus/Jayco) a 1,02 m
9.º Jay Vine (Aus/Emirates) a 1,08 m
10.º Mads Pedersen (Din/Trek) a 1,18 m
PONTOS
1.º Jonathan Milan (Ita/Bahrain)
MONTANHA
1.º Thibaut Pinot (Fra/Groupama)
JUVENTUDE
1.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal)
2.º João Almeida (Por/Emirates)
EQUIPAS
1.ª UAE-Team Emirates 15.51,30 h
2.ª Ineos-Grenadiers a 13 s
3.ª Soudal-Quick Step a 32 s