Jéjé vive um sonho

Surf Jéjé vive um sonho

SURF21.04.202321:20

O sonho de Jéjé Vidal, natural de São Tomé, está vivo. Na estreia dos extra-comunitários (os brasileiros usufruem de estatuto de igualdade) na Liga MEO surf, o surfista do Sporting Clube de Portugal passou à ronda 2 do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, após ultrapassar os trials e a ronda de abertura, na primeira posição.

«Estou muito feliz e quero agradecer ao Sporting e a todos que direta ou indiretamente ajudaram-me a finalmente estar aqui», disse à Sport TV. Após cinco anos de espera, falhada a 1.ª etapa por ter estado «na Costa Rica» e não ter conseguido «fazer a inscrição a tempo», o são-tomense cumpriu no Porto, na Praia de Leça da Palmeira, 2.ª etapa, um desejo acalentado há cinco anos. «Foi o meu primeiro heat na Liga. Quero dar o melhor, sem ter preocupações na cabeça e quero divertir-me. Estou a viver o sonho», assumiu. «Estar ao lado do Halley Batista, e ganhar, é incrível», acrescentou.

Assumido free surfer, coloca, a partir de agora, o foco na prova que apura os campeões nacionais de surf. «Nunca tive um treinador. Vou procurar amigos para darem umas dicas e vou tentar participar (nas restantes etapas) de acordo com o meu bolso. A etapa dos Açores, tudo o que envolve a estadia, carro, se ficar caro, acho que vou retirar-me, mas quero muito ir», suspirou.

Após as duas rondas, Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e Carolina Mendes cumpriram os mínimos que se exige às três surfistas com o pensamento no Challenger Series (CS), circuito de acesso ao Championship Tour (CT), cujo arranque está marcado para maio, na Austrália, numa dupla etapa. Na ronda 3, Kika Veselko - melhor onda do dia (7,35) e melhor pontuação, 14,60 (7,35+7,25), na ronda 2, bateria 1 -, defronta Carol.

A líder do ranking, Gabriela Dinis terá Bonvalot na bateria. No quadro masculino, o licra amarela, Guilherme Ribeiro, Frederico Morais, Afonso Antunes e Vasco Ribeiro seguem, sem surpresas, para a ronda 2.