Surf Irmãos Dantas deixam Portugal a sonhar no Mundial de Longboard
João e António Dantas continuam a somar pontos para a Seleção Nacional no Mundial de Longboard (ISA World Longboard Championship) e prosseguem para a ronda 3 da competição, depois de terminarem em 1.º lugar nas respetivas baterias da ronda 2.
Em El Sunzal, El Salvador, os irmãos de São Pedro do Estoril inscreveram o nome no top-10 dos melhores scores de pontuação de ondas numa tabela dominada, curiosamente, por outros dois irmãos, os franceses Delpero, Edouard (9,60) e Antoine (9,50).
António, o Dantas mais novo, 20 anos, somou 15.57 pontos, em 20 possíveis, conseguindo saltar para a liderança da bateria devido à segunda e última onda (8,50 pts) que surfou nos instantes finais do heat quando beneficiava de prioridade.
O elemento mais velho da família, João, 25 anos, não ficou atrás e terminou no topo da bateria inaugural da ronda 2. Somou 14,56 pontos (8,33+6,33).
Questionado sobre se os irmãos Dantas podem ambicionar colocar Portugal na luta pelo ouro por equipas, António foi lapidar. «Estamos a tentar», disse na entrevista oficial à saída da água.
No par feminino, Inês Martins, 3.ª na bateria 7 da ronda 2, voltará na repescagem 3 (heat 4). Diferente sorte para Raquel Bento. A vice-campeã europeia foi afastada na repescagem 2.
Em 2019, a França foi campeã na competição organizada pela Associação Internacional de Surf (ISA). Portugal terminou em 10.º (no ano anterior, 2018, na China, foi 9.º).