Snooker Henrique Correia (Vianense) conquista Taça de Portugal
O minhoto Henrique Correia, de 57 anos, atleta do Sport Clube Vianense, conquistou na madrugada deste sábado a Taça de Portugal 2022/23, ao vencer na final da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar (FPB), Tiago Silva (Sanjoanense/InLine Snooker) por 3-2 no duelo decisivo da competição, que decorreu no Hotel das Termas da Curia (Anadia).
Uma final emocionante, arbitrada pelo árbitro internacional português André Santos, que durou mais de três horas, e na qual Henrique Correia, natural de Viana do Castelo, recuperou de 0-2 para vencer na ‘negra’ de um duelo em que três dos cinco ‘frames’ – o segundo, o terceiro e o quarto, desde o 1-1 até 2-2 – foram decididos apenas na última bola por embolsar sobre a mesa, a preta, e em que, no quarto parcial, então a vencer por 2-1, Tiago Silva não embolsou bola de jogo, que lhe garantiria vantagem pontual suficiente para o 3-1…e a vitória.
«O melhor jogo que já joguei, parabéns ao Henrique, uma enciclopédia de snooker», resumiu Tiago Silva, felicitando o rival, na sua página na rede social Facebook, após um encontro que se iniciou na noite de sexta-feira e terminou já perto da uma da manhã deste sábado.
Já Henrique Correia, deu conta a A BOLA da sua satisfação e da dedicatória da vitória. «É para o meu amigo e ‘compincha, de clube e tantas vezes na Seleção, Diogo Badalo. Nunca tinha ganho a Taça de Portugal, era um troféu que me faltava, é uma alegria e um orgulho poder alegrar as gentes da minha terra, Viana do Castelo, e o centenário [fundado a 13 de março de 1898] Sport Clube Vianense», disse-nos o vencedor do troféu… que nem teve tempo para festejos: disputou, logo em seguida, o seu primeiro jogo na Fase Final do Campeonato Nacional, que terminou madrugada dentro – a prova decide-se domingo, com a final, no mesmo palco (15 horas), e entrada livre a todos os interessados, tal como para a fase final por equipas do Campeonato Nacional e Taça de Portugal, no mesmo palco, de 14 a 16 do corrente mês.
Para conquistar a Taça de Portugal, e antes da final, Henrique Correia venceu, ainda na sexta-feira, nos ‘oitavos Rui Florindo (CB Vendas Novas) por 2-0, nos ‘quartos’ ultrapassou Marco Teixeira (Boavista), também por 2-0, e ainda por 2-0, nas meias-finais, bateu Jorge Paixão (O’Sullivan Pool Club).
Antes da Fase Final, e na Fase Regional de apuramento de Lisboa/Leiria para a Fase Final da Taça de Portugal, Henrique Correia, que reside em Lisboa, vencera Sandro Santos (Alverca), a 23 de abril, por 2-0, e Ricardo Serra (HotShot) pelo mesmo resultado (2-0).
Sábado, dia 7, fica na história do Vianense e da sua secção de bilhar como um dia em cheio, também pela ‘dobradinha’ – Campeonato Nacional e Taça de Portugal – conquistada pela conterrânea e companheira de equipa de Henrique Viana no clube, Vânia Oliveira Franco, de 45 anos, no mesmo cenário, mas nas Fases Finais de Pool Feminino de 2022/23.
Na Taça de Portugal, Vânia Oliveira Franco – já bicampeã europeia por Portugal, fazendo dupla com a bracarense Sara Rocha – bateu na ‘negra’ da final (6-5) Inês Silva, do FC Porto, para levantar o ‘caneco’. Antes, deixou pelo caminho, durante o dia de sexta-feira, Ágata Castro (FC Porto) nos oitavos de final, ao vencer por 6-1, e nos ‘quartos’ venceu Ana Oliveira (SC Braga) pelo mesmo resultado (6-1), antes de, nas meias-finais, ultrapassar Sérgia Queirós (CB Pool Master), na ‘negra’ (6-5).
No Campeonato Nacional, Vânia Oliveira Franco venceu, na final, Sérgia Queirós (FC Porto) por 6-2. Antes, nas meias-finais, batera outra jogadora dos dragões, Inês Silva (6-2). Antes, na Fase de Grupos, a vianense já tinha vencido a mesma Sérgia Queirós (FC Porto) por 5-4 e Raquel Freire (Nazarenos) por 5-2.