Giro: Valentin Paret-Peintre levou os seus 52 kg ao triunfo no alto de Bocca della Selva
Francês da Decathlon venceu, isolado, a montanhosa etapa 10 da Volta a Itália. Pogacar manteve a camisola rosa... sem problemas
O francês Valentin Paret-Peintre venceu a 10.ª etapa da Volta a Itália, uma montanhosa ligação de 142 quilómetros entre a mártir cidade romana de Pompeia e Bocca della Selva, no cimo de exigente subida de 1.ª categoria.
O franzino trepador da Decathlon-AG2R, de apenas 52 kg para 1,76 m, cortou a meta, isolado, após ter-se desenvencilhado de todos os parceiros de uma numerosa e longa fuga.
Paret-Peintre, de 23 anos, atacou na fase final da difícil ascensão (18,1 km a 5,6% de inclinação média), ultrapassou o esloveno Jan Tratnik, que liderava a corrida a 2,7 quilómetros da chegada e triunfo com 30 segundo de vantagem sobre o compatriota Romain Bardet (DSM). Tratnik chegou em terceiro, 1 minuto depois do vencedor da etapa.
Na classificação geral, os três primeiros mantiveram a hierarquia e as distâncias, depois de terem concluída a tirada agrupados, a pouco mais de dois minutos de Paret-Peintre. Tadej Pogacar preserva a camisola rosa, com 2.40 minutos de avanço sobre o colombiano Daniel Martinez (Bora) e 2.58 sobre o galês Geraint Thomas (Ineos).
O único a perder tempo entre o top-5 - alguns segundos - foi o belga Cian Uijtdebroeks (Visma-Lease a Bike), agora a 4.15 de Pogacar na classificação geral.
Romain Bardet, com o tempo ganho nesta etapa, ascendeu ao top-10 – é sétimo -, a 4.57 minutos do maglia rosa esloveno.