França vence Ilhas Fiji e conquista o ouro no râguebi 'sevens'
Anfitriões do torneio quebraram a hegemonia das Ilhas Fiji que venceram as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos
A seleção francesa de râguebi sevens quebrou, este sábado, a hegemonia olímpica das Ilhas Fiji e sagrou-se campeã em Paris. A jogar em casa, os gauleses venceram a vencedora das duas edições anteriores por 28-7, graças a uma segunda parte demolidora.
Os anfitriões chegaram ao intervalo empatados a sete, mas acabaram por ser demolidores na segunda parte, com um impressionante parcial de 21-0, perante o olhar aprovador do presidente do país Emmanuel Macron.
Os bicampeões chegaram a estar a ganhar por 7-0, ameaçando o mesmo desfecho do Rio 2016 e de Tóquio 2020, que terminaram com triunfos frente a Grã-Bretanha (43-7) e Nova Zelândia (27-12), mas desta vez não se confirmou.
Acabaram por ser mesmo os únicos pontos que as Ilhas Fiji marcaram. Os franceses chegaram ao empate com um ensaio de Jefferson-Lee Joseph e transformação de Rayan Rebbadj. A segunda parte foi de sentido único, com dois ensaios de Antoine Dupont, a estrela mais cintilante do sete gaulês, e um de Aaron Grandidier, e respetivas transformações de Paulin Riva e Jean Pascal Barraque, que ofereceram à França o primeiro título no Paris 2024.
No jogo de atribuição da medalha de bronze, a África do Sul chegou ao intervalo a perder com a Austrália, por 7-5, mas virou o resultado e impôs-se por 26-19, reeditando o resultado do Rio 2016, edição em que a modalidade foi introduzida no programa olímpico.