Federação da Letónia protesta: Van der Poel debaixo de polémica
Neerlandês foi medalha de bronze nos Mundiais de ciclismo, à frente do letão Skujins, e a Federação da Letónia quer que Van der Poel seja desclassificado
Mathieu Van der Poel está debaixo de fogo depois de uma carta aberta da Federação de Ciclismo da Letónia que pediu que o neerlandês, medalha de bronze, no domingo, nos Mundiais de ciclismo, fosse desclassificado.
Tudo porque, a 58 quilómetros da meta, perante os vários ataques do grupo perseguidor de Pogacar, que já corria sozinho nesta altura, Mathieu van der Poel viu-se 'encurralado'. Ora, o corredor da Alpecin, mostrou mais habilidades e aproveitou para subir um passeio e ultrapassar a concorrência, no momento em que apareceram vários espetadores, que o obrigaram a regressar à estrada, mas já na frente dos outros corredores.
Foram apenas alguns metros, porém os letões argumentam que ele colocou em perigo os espectadores e existem precedentes de desqualificações por ações semelhantes.
De acordo com as regras da UCI, subir uma calçada é punível com uma multa até 1.000 francos suíços, basicamente o equivalente em euros, e uma dedução de 25 pontos. Nos casos em que os responsáveis entendam que existe uma vantagem decisiva ou em que são colocados em perigo os espetadores, o corredor pode ser desclassificado.
Contudo, a UCI já disse que isso não vai acontecer, o que deixou ainda mais desiludida a federação da Letónia, dado que se Van der Poel saísse do último lugar do pódio, o mesmo seria ocupado pelo letão Toms Skujins, que terminou em 4.º lugar.