Europeus: Gabriel Lopes e Ana Rodrigues qualificam-se para finais
Português de 27 anos disputa medalha, no domingo, em 200 metros livres e a lusa está entre as oito melhores de 50 metros bruços
Gabriel Lopes foi o último português a estrear-se nos Europeus de natação, realizados na capital sérvia, em Belgrado, e este sábado, o português garantiu presença na final dos 200 metros livres, ao passo que Ana Rodrigues seguiu para a final de 50 metros bruços.
Numa tarde que ficou marcada pela forte chuva na cidade, que provocou o atraso de todas as provas programadas, o luso terminou a semifinal 1 na 4.ª posição, com tempo de 1.59,63 minutos, sendo que foi a 7.ª melhor marca no agregado das meias-finais.
O nadador do Louzan/Efapel teve o melhor arranque e manteve o 1.º posto após os 50 metros de mariposa. Apesar de segurar a liderança na sequência de costas, o suíço Desplanches foi pressionando Gabriel e, na tirada de bruços ultrapassou-o. E em crol, o português perdeu ímpeto, sendo relegado para o quarto posto.
Gabriel Lopes disputa, no domingo, a final dos 200 metros livres, prova cujo início está agendado para as 18.07 horas de Portugal Continental.
Quem também garantiu presença numa final, também no domingo, foi Ana Pinho Rodrigues. A nadadora de 30 anos, nadou os 50 metros bruços, na 1.ª semifinal, em 30.90 segundos, marca que valeu o 2.º posto da sua série, sendo batida apenas pela sueca Olivia Klint Ipsa (31.15 segundos).
Porém, a segunda meia-final revelou-se mais competitiva e... mais rápida, já que outras quatro nadadoras registaram tempos melhores do que a lusa, que se qualificou assim para a final com 6.ª melhor marca.
Recorde-se que Francisca Martins, também entra em ação no domingo nas eliminatórias de 400 metros livres (8.30 horas).