Europeu: Liliana Cá na final do disco e com mínimos olímpicos
Liliana Cá alcançou mínimos olímpicos esta sexta-feira. Foto: IMAGO/Bildbyran

Europeu: Liliana Cá na final do disco e com mínimos olímpicos

ATLETISMO07.06.202416:23

Atleta portuguesa qualificou-se logo com o primeiro lançamento

Liliana Cá garantiu uma vaga na final de lançamento do disco dos Campeonatos da Europa Roma 2024 e, simultaneamente, a presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

A atleta do Sporting logrou o feito logo à primeira tentativa, com um arremesso de 64,72 metros, sendo que precisava de uma marca de 64,50 metros para reservar um lugar nos Jogos e 62 metros para se qualificar para a final do Europeu, que se disputará este sábado às 21.37 horas locais (20.37 horas em Portugal Continental).

A marca alcançada esta sexta-feira pela atleta de 37 anos, que integrou o Grupo A de qualificação para a final, foi a sua melhor este ano. Ainda assim, Liliana Cá considerou, em declarações à agência Lusa, que «vale mais do que os mínimos olímpicos». E explica: «Sinto que estou a valer mais, mas, nas últimas competições, não tem saído. Hoje, entrei um pouco mais descontraída e saiu, nem eu estava à espera. Eu não vim a pensar nos mínimos, mas só na marca de qualificação [para a final dos Europeus, de 62 metros].»

Apesar de ter sido a primeira a garantir uma vaga na final, a atleta portuguesa destacou a dificuldade em conseguir chegar tão longe: «Realmente parece fácil, mas é muito mais difícil do que se pensa. Além de termos de ter o psicológico sempre em cima, temos de ter a perspetiva de que podemos falhar. O importante é saber lidar com estas dificuldades. Eu continuo lesionada, tenho feito as coisas mais controladas e tem corrido tudo bem, mas, amanhã [no sábado, na final], espero fazer bem melhor.»