Ciclismo: Maria Martins terminou no… último lugar

Ciclismo: Maria Martins terminou no… último lugar

CICLISMO23.09.202318:10

Portuguesa terminou a prova de fundo de elite feminina do Campeonato da Europa no 71.º lugar, a quase 10 minutos da vencedora, a neerlandesa Mischa Bredewold

Concluir a prova de fundo de elite feminina do Campeonato da Europa era o objetivo de Maria Martins, que o cumpriu, embora tenha terminado os 131,3 quilómetros entre Meppel e o Col du Vam (nos Países Baixos) no… último lugar.

A prova foi dividida em duas fases. Numa primeira, até à entrada na primeira das seis subidas ao Col du Vam não houve ataques. E Maria Tata Martins cumpriu à risca a estratégia, defendo-se o melhor a cada subida. «Sabia que tinha de sofrer muito numa subida como esta. Mas entreguei tudo o que tinha», garantiu a corredora. «A primeira subida fez-se em ritmo forte, as duas seguintes foram mais moderadas, mas na quarta surgiram os ataques», admitiu.

«A primeira subida fez-se em ritmo forte, as duas seguintes foram mais moderadas, mas na quarta surgiram os ataques»

E foi nessa altura que Maria Martins descolou, completando as restantes voltas em dificuldade, mas com enorme espírito de resiliência. «O que a Maria aqui fez hoje foi de grande heroicidade, porque não sendo um circuito à sua medida, entregou-se totalmente», afirmou o selecionador nacional, José Luis Algarra.

Assim, a portuguesa foi a última a cortar a meta, a 9,40 minutos da vencedora, a neerlandesa Mischa Bredewold, que venceu isolada após atacar na última volta ao circuito e ficar isolada, com vantagem de cerca de 30 segundos ao beneficiar do excessivo calculismo do pelotão.

Na luta pela prata, a neerlandesa Lorena Wiebes suplantou a campeã mundial, a belga Lotte Kopecky, chegando ambas a quatro segundos da extenuada vencedora.