Castrillo, vencedor da 12.ª etapa: «Dedico a vitória a uma pessoa muito especial que morreu ontem»
Foto: IMAGO

Volta a Espanha Castrillo, vencedor da 12.ª etapa: «Dedico a vitória a uma pessoa muito especial que morreu ontem»

CICLISMO29.08.202418:33

Corredor de 23 anos celebrou primeiro triunfo profissional, que também foi a primeira da Kern Pharma em 535 dias

Tal como Eddie Dunbar conquistou na quarta-feira a primeira vitória da carreira, esta quinta-feira, Pablo Castrillo, da Kern Pharma, também registou um triunfo inédito na curta carreira. O espanhol de 23 anos estreou-se a vencer como profissional e logo numa das provas mais importantes do ciclismo, depois de executar na perfeição a única - mas longa - subida da 12.ª etapa da Vuelta.

«É uma vitória incrível, é inacreditável. Vale para a equipa toda e para o staff», começou por dizer o vencedor da 12.ª etapa. «Sinceramente, ainda não acredito. Ganhei a minha primeira etapa na Vuelta. Vou dedicar a vitória à minha equipa, à minha família e a uma pessoa muito especial, Manolo Azcona, que morreu ontem à noite e em quem pensei hoje», revelou o espanhol na entrevista logo após o triunfo.

Manolo Azcona foi o fundador da AD Galibier Sports, em 1993, uma equipa amadora de ciclismo e após 27 anos de experiência neste escalão, em 2020, o conjunto viria a ser patrocinado pela Kern Pharma, sendo esta a atual equipa de Pablo Castrillo.

Vuelta: Castrillo vence 12.ª etapa, O'Connor mantém vantagem no topo da geral

29 agosto 2024, 17:00

Vuelta: Castrillo vence 12.ª etapa, O'Connor mantém vantagem no topo da geral

Espanhol conquista vitória inédita a nível profissional, com apenas 23, sendo esta também a primeira da Kern Pharm em 535 dias. Na luta pela classificação geral, depois da chegada em pelotão compacto, Ben O'Connor (Decathlon) manteve a camisola vermelha sobre Primoz Roglic (Red Bull-Bora) e Enric Mas (Movistar) com a mesma vantagem com a qual começou o dia

Castrillo atacou o compatriota Carlos Verona (Lidl-Trek), nos quilómetros iniciais dos 15,9 km até à meta e mostrou ter pernas suficientes para manter a posição e afastar o perigo final dos ataques de Max Poole (dsm-firmenich), Marc Soler (UAE Emirates) e Mauro Schmid.

Mas para a Kern Pharma, o resultado também se revelou um alívio, pois 535 longos dias depois, volta a celebrar novo triunfo e que, por isso, se explica a emotiva reação de Castrillo com os membros da equipa.