Snooker Carlos Correia (Boavista) campeão nacional
Carlos Correia (Boavista) sagrou-se na tarde deste domingo campeão nacional de snooker da época 2022/23, ao vencer na final da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, e que decorreu no Hotel das Termas da Curia (Anadia), Henrique Correia, do Vianense - que na sexta-feira conquistara a Taça de Portugal -, por 3-1, num duelo arbitrado pelo árbitro internacional português Miguel Santos e no qual nunca esteve em desvantagem (1-0, 1-1, 2-1 e 3-1).
Antes, e durante a Fase Intermédia da competição, que se iniciou na sexta-feira e se concluiu neste dia, Carlos Correia começou por vencer Silvério Azenha (O’Sullivan Pool Club, Marinha Grande) por 2-1, e Vítor Ferreira (Orange Pool Club, Mafra), por 2-0.
Depois, na Fase de Grupos, Carlos Correia suplantou Edgar Sampaio (Académica de Coimbra), vencendo por 2-0, e também Tiago Silva (Sanjoanense/InLine Snooker), este último por margem tangencial (2-1). Nas meias-finais da prova, já na manhã deste domingo, também Guilherme Lemos (Académica de Coimbra) caiu às mãos do campeão nacional (2-0).
Na época 2022/23, de seis Opens Braga/Porto/Aveiro da FPB, Carlos Correia foi finalista vencido nos três primeiros e conquistou o quarto (3-0 a Marco Teixeira, também do Boavista, na final) e o sexto, e derradeiro: 3-2 a Tiago Silva, da Sanjoanense/InLine Snooker, na final. O 'axadrezado' sucede, precisamente, a Tiago Silva como campeão nacional.
Impressionante regularidade: só na quinta da meia dúzia de provas preliminares às Fases Finais da FPB não chegou, pelo menos, à final, o que também não conseguiu na Taça de Portugal, impedindo, todavia, Henrique Correia (Vianense), neste dia, de conquistar uma ‘dobradinha’ na época 2022/23.