Ciclismo Annemiek Van Vleuten deu a volta à Vuelta feminina
Festival de Annemiek Van Vleuten (Movistar) no decorrer a 6.ª etapa da Volta à Espanha Feminina, que lhe valeu conquistar a camisola vermelha de líder com a diferença de 1,11 m para Demi Vollering (SD Worx) e 1,23 m para Riejanne Markus (Jumbo-Visma).
Deixando no ar algumas reticencias quanto à sua forma física na primeira chegada em altitude no Mirador de Peñas Llanas na 5.ª etapa, a ciclista neerlandesa campeã do mundo em título e vencedora da Vuelta, Giro e Tour em 2022, decidiu dissipar as duvidas e assumir a condição de uma das mais fortes candidatas ma corrida espanhola.
Aproveitando uma altura em que a camisola vermelha Remi Vollering satisfazia as suas necessidades fisiológicas, o ataque deferido pela Movistar, Jumbo-Visma e Trek-Segafredo lançou o caos na corrida. Com duas contagens de montana de 2.ª cat., Van Vleuten assumiu o comando na subida para o Alto Fuente de las Varas obrigando o pelotão a ficar dividido em vários grupos.
Na frente e além de Van Vleuten, encontravam-se Gaia Realini (Trek), Évita Muzic (FDJ), Erica Magnaldi (UAE) e Juliette Labous (DSM), com a líder Remi Vollering (SD Worx) no terceiro grupo.
No início da ultima subida para o Puerto de Campo Hayal, descolaram Magnaldi Labous e Muziz. Na meta de montanha a 22 km do final, Van Vleuten e Realini dispunham de 40 s para o trio perseguidor e 1,45 m para o grupo da camisola vermelha.
Com a junção dos dois grupos a 6 km da meta, a vitória foi discutida ao sprint pelas duas fugitivas e aconteceu uma situação que vai sendo comum no ciclismo. A italiana Gaia Realini que nunca colaborou com Van Vleuten, valeu-se do esforço da neerlandesa e acabou por ser a vencedora da etapa, com o grupo da camisola vermelha Demi Vollering a gastar mais 1,04 minutos.
«No momento que Vollering ficou para trás as equipas começaram a atacar e quando Van Vleuten arrancou fui com ela. No final foi tudo uma loucura, primeiro deram a vitória a Van Vleuten, depois do júri rever a foto finish atribui-me o primeiro lugar. Nesta Vuelta estou aprendendo muito, na terceira etapa o vento prejudicou-me e fiquei muito triste. Hoje venci e estou muito feliz», declarou a vencedora.
«Foi uma boa jornada de ciclismo num percurso muito difícil em que decidimos jogar ao ataque. Não venci a etapa porque Realini foi mais rápida, foi estranho recuperar em muito pouco tempo depois de afirmar que não tinha forças e não se sentia muito bem para me ajudar. Nada está decidido, a vantagem que tenho é interessante mas pode ser insuficiente na subida para os Lagos de Covadonga, veremos no final como tudo decorreu», afirmou a nova camisola vermelha da Vuelta Feminina, que subiu ao pódio como vencedora da etapa, para 15 minutos depois os comissários anunciarem que pelas imagens do foto finish a vencedora foi a italiana Gaia Realini.
Annmiek Van Vleuten parte para a última etapa com a vantagem de 1,11 m para Demi Vollering e 1,23 m para Riejanne Markus, 1,58 m para Juliette Labous e 2,11 m para Marlen Reusser, tempos que vão ser discutidos na última etapa com final nos Lagos de Covadonga, nas Astúrias, com a meta instalada no final de uma subida de categoria especial com 12,5 quilómetros, rampas de 15% e uma inclinação média de 6,9%.
CLASSIFICAÇÕES
6.ª ETAPA CASTRO-URDIALES - LAREDO 106,1 KM
1.ª Gaia Realini (Ita/Trek) 2.49,23 h à média de 37,583 km/h
2.ª Annemiek Van Vleuten (Ned/Movistar) mt
3.ª Loes Adegeest (Ned/FDJ-Suez) a 1,04 m
4.ª Silvia Persico (Ita/UAE Team) mt
5.ª Demi Vollering (Ned/SD Worx) mt
6.ª Mavi Garcia (Esp/Liv Racing) mt
7.ª Évita Muzic (Fra/FDJ-Suez) mt
8.ª Katarzyna Niewiadoma (Pol/Canyon) mt
9.ª Riejanne Markus (Ned/Jumbo) mt
10.ª Ane Santesteban (Esp/Jayco) mt
71.º Vera Vilaça (Por/Massi) a 12,13 m
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.ª Annemiek Van Vleuten (Ned/Movistar) 16.16,17 h
2.ª Demi Vollering (Ned/SD Worx) a 1,11 m
3.ª Riejanne Markus (Ned/Jumbo) a 1,23 m
4.ª Juliette Labous (Fra/Team DSM) a 1,58 m
5.ª Marlen Russel (Sui/SD Worx) a 2,11 m
6.ª Olivia Baril (Can/UAE Team) a 2,18 m
7.ª Katarzyna Niewiadoma (Pol/Canyon) a 2,38 m
8.ª Mavi Garcia (Esp/Liv Racing) a 2,39 m
9.ª Erica Magnaldi (Ita/UAE Team) mt
10.ª Ricarda Bauernfeind (Ale/Canyon) a 2,45 m
98.ª Vera Vilaça (Por/Massi) a 53,57 m
EQUIPAS
1.ª UAE Team ADQ 48.19,17 h
2.ª FDJ-SUEZ a 3,08 m
3.ª Canyon-Sram a 3,46 m