VOLTA A ESPANHA Adam Yates 'vinga' desistência de João Almeida e conquista vitória épica na Serra Nevada
Britânico da UAE Emirates esteve quase toda a 9.ª etapa da prova em fuga e ganhou isolado, recuperando 3.45 minutos para o líder da classificação geral, Ben O'Connor
No dia em que o companheiro de equipa João Almeida desistiu da Volta a Espanha, Adam Yates (UAE Emirates) venceu a 9.ª etapa, este domingo, entre Motril e Granada (178,5 km) e recuperou 3.57 minutos (incluindo bonificações) para o líder da prova, Ben O’Connor (Decatlhon-AG2R), reaproximando-se do topo da classificação, após fuga épica pelas vertentes da Serra Nevada.
O britânico integrou um grupo de 26 corredores que escapou no início da etapa e quando entraram as montanhas, lançado pelos colegas de equipa Marc Soler e Jay Vine, partiu para uma aventura, em solitário, de mais de 60 quilómetros.
Na meta, Yates impôs-se por 1.39 minutos ao equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), que também esteve em fuga desde cedo na etapa, no caso partindo a solo do pelotão para tentar alcançar a frente da corrida, o que não conseguiu. De qualquer modo, foi uma ótima operação para o equatoriano, que subiu à terceira posição da geral.
O camisola vermelha Ben O’Connor fechou o pódio da etapa, a 3.45 minutos do vencedor, à frente de um grupo que incluiu alguns dos primeiros da geral, como Primoz Roglic (Red Bull-Bora), Enric Mas (Movistar), Mikel Landa (T-Rex Quick-Step) ou Florian Lipowitz (Red Bull-Bora).
Devido à bonificação do terceiro lugar na jornada, O’Connor reforçou em quatro segundos a vantagem na liderança da geral sobre o esloveno Roglic, agora 3.53 minutos. Carapaz é o terceiro, a 4.32 minutos do australiano.
Graças ao triunfo e à vantagem conquistados nesta etapa em que a UAE Emirates como que renasce nesta Vuelta, Adam Yates ascendeu à 7.ª posição da geral, a 5.30 minutos de Ben O’Connor.