Académica vence Boavista e conquista Taça de Portugal

Snooker Académica vence Boavista e conquista Taça de Portugal

SNOOKER14.07.202319:13

A equipa da Académica de Coimbra, capitaneada por Ricardo Salgado e constituída por Diogo Badalo, Guilherme Lemos e Edgar Sampaio, conquistou na tarde desta sexta-feira a Taça de Portugal de Snooker por Equipas da época 2022/23, ao vencer, na final da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar e realizada no Hotel das Termas da Curia (Anadia) o Boavista, por 3-1.

No duelo decisivo, e com jogos simultâneos nas duas mesas (de um só ‘frame’, resultado 1-0), arbitrados pelos árbitros internacionais portugueses Miguel Santos e Vítor Augusto, Diogo Badalo venceu Rui Oliveira, dos ‘axadrezados’, e colocou os estudantes na frente do marcador (1-0).

A equipa do Bessa igualou (1-1) com o triunfo de Marco Teixeira ante Guilherme Lemos, mas Diogo Badalo e Guilherme Lemos derrotaram Marco Teixeira e Rui Oliveira no parcial em pares (2-1), e Diogo Badalo voltou a estar intratável ante Rui Oliveira, fechando o jogo com 3-1… e a formação conimbricense avançou, imparável, para a vitória.

«É a minha terceira Taça de Portugal e pela equipa, as outras duas com Henrique Correia [jogador do Vianense, vencedor da Taça de Portugal individual desta época], a quem dedico este triunfo, pelo muito que aprendo e me ensinou, e pela amizade e tantos anos de paixão em comum», disse a A BOLA Diogo Badalo.

Durante a manhã, e nas meias-finais, o Boavista tinha vencido o Betpool Club na ‘negra’ (3-2), enquanto a Académia se tinha desembaraçado da formação do Orange Pool Club (Mafra), ao vencer também por 3-1. Para chegar à Fase Final da prova, a equipa dos ‘estudantes’ afastou ainda, na fase de qualificação, o UP Rebordosa (3-2).

Na Curia, e com entrada livre a todos os interessados, decorre já a Fase de Grupos do Campeonato Nacional de Snooker por equipas, até à noite de domingo, dia 16 do corrente mês. Académica, Sanjoanense/InLine Snooker, UP Rebordosa e União de Coimbra são os clubes em disputa, e a final da maior prova do calendário doméstico por equipas está agendada para as 14.30 horas de domingo, dia 16.