Surf Teresa Bonvalot garante vaga nos Jogos Olímpicos Paris-2024: «É mais um sonho»
Teresa Bonvalot garantiu vaga nos Jogos Olímpicos Paris-2024. De acordo com um comunicado da Associação Internacional de Surf (ISA), informação confirmada pela Federação Portuguesa de Surf, a surfista portuguesa assegurou um lugar por via do Championship Tour 2023 (CT), prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL), um dos critérios de qualificação olímpica (com um limite de dois surfistas por género de cada país) para a competição que se irá disputar em Teahupo, no Taiti, na polinésia francesa, de 27 e 29 de julho de 2024.
«Era algo que já sabia que possivelmente viria a acontecer, mas que só está confirmado na nossa cabeça quando recebemos a confirmação oficial. Estar nos meus segundos Jogos Olímpicos é mais um sonho que experiencio. Trabalhei e lutei para isso e é mais um sonho representar a nossa bandeira ao mais alto nível no maior evento de sempre. Não podia estar mais contente», disse Teresa Bonvalot a A BOLA.
«É a confirmação oficial que esperávamos há algum tempo e que tem toda a justiça», afirmou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf. «Para a Teresa e para o surf nacional que se torna uma das primeiras modalidades a garantir um atleta para os Jogos Olímpicos do próximo ano. Um orgulho para todos nós que diariamente trabalhamos em prol do surfing nacional e para todos os adeptos portugueses. Já tive oportunidade de dar os parabéns à Teresa e ela está naturalmente muito feliz», concluiu.
Bonvalot, primeira suplente no CT 2023, está matematicamente garantida em Paris 2024 ao assegurar uma das oito vagas entre as melhores surfistas no Circuito Mundial de Surf em 2023, disputadas que estão 4 etapas nesta temporada – Pipeline (9.ª), Sunset Beach (17.ª), Peniche (9.ª) e Bells. O mesmo critério aplicou-se à francesa Johanne Defay, a Brisa Hennessy (Costa Rica) e a Tatiana Weston-Webb (Brasil), todas elas olímpicas.
Será a segunda participação olímpica de Bonvalot, 23 anos. Qualificada para Tóquio 2020 através do Mundial ISA de Surf, foi a primeira mulher a surfar uma onda (na praia de Tsurigasaki, em Chiba) na estreia do surf nos Jogos Olímpicos. Em Tóquio, terminou no nono lugar após ser eliminada na terceira ronda.
A qualificação para Paris 2024 estará, de novo, em jogo no Mundial ISA Surf 2023 (em El Salvador, 30 de maio a 7 junho) e 2024, competições que atribuem, respetivamente, mais duas vagas por género (e por país). Para Paris 2024 estão abertas 44 vagas, 22 surfistas masculinos e 22 femininos.