Volta a Taça de Portugal… ou será a Champions?
SERGIO MIGUEL SANTOS/ASF

ANTEVISÃO Volta a Taça de Portugal… ou será a Champions?

NACIONAL24.11.202308:00

Estrategicamente colocada entre os compromissos das seleções nacionais e o calendário das competições europeias de clubes, aí está a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O FC Porto, detentor do troféu, entra em campo já nesta sexta-feira, frente ao Montalegre, no Estádio do Dragão (20.45h).

O treinador dos dragões, Sérgio Conceição, garante que o jogo foi preparado como se contasse para a Liga dos Campeões, e no lançamento do desafio até fez uma apresentação do adversário condizente com o respeito prometido. Ainda assim é inevitável que o pensamento dos jogadores esteja já ocupado (ainda que seja parcialmente) pela importante visita de terça-feira ao Barcelona, que pode dar o apuramento para os oitavos de final. E que jeito que isso daria para as contas azuis e brancas…

Mas se o FC Porto está já a riscar no calendário os dias que o separam da visita ao Olímpico de Montjuic, o Montalegre encara a visita ao Dragão como se fosse a sua Liga dos Campeões (até pelos dez autocarros de adeptos a caminho da Invicta). Essa foi a mensagem passada pelo treinador da equipa do Campeonato de Portugal, Tony, que jogou a maior competição europeia de clubes, ao serviço dos romenos do Cluj, e que fez carreira também em clubes como Chaves, Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e Penafiel.

Tony: «A nossa Liga dos Campeões será na sexta-feira»

23 novembro 2023, 16:30

Tony: «A nossa Liga dos Campeões será na sexta-feira»

Treinador do Montalegre está orgulhoso pela oportunidade que os seus jogadores vão ter de defrontar o FC Porto, «um clube de topo mundial»; só quer que o momento seja aproveitado ao máximo e que, porventura, alguns dos atletas «atraiam luzes» para poderem melhorar os seus futuros

Nestes jogos já se sabe que a equipa grande tem pouco a ganhar e muito a perder, sendo que o contexto do FC Porto é particularmente delicado. Também pelo atraso para os rivais, na Liga, mas sobretudo pelo momento atribulado fora do campo, entre cenas de violência na Assembleia Geral e junto da casa do putativo candidato à presidência do clube, André Villas-Boas.

Mas, antes ainda do FC Porto-Montalegre, a 4.ª eliminatória da prova-rainha arranca com a eliminatória entre Vizela e Estrela da Amadora (19.30h). Será o primeiro de quatro duelos entre equipas do principal escalão, sendo que a ronda fecha precisamente com um Arouca - Boavista, no domingo (20 horas).

Na antecâmara da receção ao Union Berlin, para a Liga dos Campeões, o SC Braga enfrenta uma difícil visita ao Portimonense (sábado, 15.30h). A equipa minhota quer estar na terceira final em quatro anos, mas a formação algarvia estará, certamente, empenhada em ‘vingar’ a goleada sofrida no Minho, para a Liga. 

Já afastado dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas ainda a pensar na repescagem para a Liga Europa, o Benfica terá uma difícil receção ao Inter de Milão, na quarta-feira, mas quatro dias antes tem de encontrar soluções para contornar a competente oposição do Famalicão. A equipa de Roger Schmidt recuperou confiança com a vitória no dérbi com o Sporting, que lhe deu a liderança da Liga, mas pela frente tem um adversário que, na edição anterior da Taça, só caiu nas meias-finais, eliminado pelo FC Porto, e que ainda agora disputou a 3.ª eliminatória, no passado dia 18 de novembro, afastando o Camacha.

No domingo entra em campo o Sporting, para a receção ao Dumiense (18h). Embora o favoritismo seja óbvio, a equipa de Rúben Amorim nem quererá lembrar a desilusão da edição anterior, da qual foi afastada pelo Varzim, com um golo de João Faria… agora no Dumiense.