12 dezembro 2024, 20:36
VÍDEO: Namaso coloca o FC Porto em vantagem
Avançado finalizou, de cabeça, o cruzamento de Eustáquio e abriu o marcador diante do Midtjylland, no Dragão
Treinador do FC Porto lamentou a falta de eficácia dos seus jogadores, perante a quantidade de oportunidades que criaram ao longo do encontro
Apesar dos dissabores recentes na Bélgica e em Famalicão, o FC Porto somou a sexta vitória consecutiva caseira, para todas as competições, e Vítor Bruno mostrou-se satisfeito pelos três pontos, muito importantes para conseguir garantir o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, apesar de lamentar alguma ineficácia.
- Disse antes do jogo que era importante os jogadores não irem atrás do jogo... sente que foi isso que a equipa fez?
- Era importante nós atacarmos o jogo desde o início, com o máximo sentido de responsabilidade, perceber o que o jogo representava nesta fase da Liga Europa. Sabíamos que tínhamos de ser nós a desatar o nó que criámos, e foi isso que fizemos. A equipa entrou bem, entrou forte, entrou dominante, controladora, geriu muito bem aquilo que eram os passos a encontrar, a fazê-lo nos momentos certos, a criar vários lances para o golo, faz o golo, depois é verdade que o adversário tem um lance em que pode chegar ao golo no empate, penso que estava 1-0 nessa altura. Mas tirando isso, o adversário foi indefeso, não chegou à nossa baliza, muito mérito dos jogadores, a descobrirem aquilo que tinham de fazer perante um adversário que estava muito fechado por dentro, perceber que tipo de caminhos é que tinham de percorrer para encontrar a baliza do adversário. Fizemos isso, na segunda parte também, entrámos outra vez muito autoritários, à procura do segundo golo, depois à procura do terceiro, do quarto. Podemos ter feito cinco, seis golos, sem favor nenhum, e é uma vitória que peca apenas por escasso.
12 dezembro 2024, 20:36
Avançado finalizou, de cabeça, o cruzamento de Eustáquio e abriu o marcador diante do Midtjylland, no Dragão
- O Vitor fez algumas alterações. Que mensagem é que queria passar para a equipa? Ficou contente com a resposta que a equipa deu?
- Sim, quando levamos um onze ao jogo, tem muito a ver com tudo aquilo que é rendimento diário e muito a ver também com o lado estratégico do jogo. Nós percebemos que era uma forma de poder ferir o adversário, começando com o Galeno naquele espaço, não tem a ver com o rendimento do Moura, tem estado muito bem, tem feito um trajeto fantástico. Vem de um clube diferente, tem dado uma grande resposta aqui connosco, agora entendemos que o jogo pedia coisas diferentes, na ausência também do Nico, perceber quem é que podia, naquele espaço do campo, poder transportar a bola para as zonas interiores e depois ter alguém por fora que conseguisse também esticar a equipa ao adversário, obrigá-la também a dançar à largura, para depois encontrar espaço por dentro. Obviamente que, para encontrar espaço por dentro, temos de ter lá gente, e gente que saiba ocupar essas zonas, foi isso que eles fizeram, fizeram bem. Depois, como disse, injetámos também sempre gente para poder manter o mesmo perfil no momento com a bola, os jogadores interpretaram bem, o Jaime mal entra tem um lance na cara do golo. A equipa interpretou bem aquilo que era pedido, no jogo, perante o adversário, tem feito uma trajetória também bonita naquilo que é a Liga Europa, mas conseguimos desarmá-lo e criar muitos lances de golo para poder acabar com o resultado, que não aquele que foi o resultado final.
12 dezembro 2024, 21:23
15.º golo da época para o avançado, ao 18.º jogo
- Podiam acabar com um resultado também um pouco pior, não fosse o golo anulado por fora do jogo. Sentiu algum nervosismo?
- Não tem a ver com nervosismo, tem a ver com o momento que o adversário explora e que sente que é um momento importante [bolas paradas]. Nós estamos a falar de um plantel que, em 28 jogadores, tem 22 acima de 1,80m, e isto não é por acaso, é a base de suportamento da equipa, quando vão buscar e lançar desafios aos treinadores de que perfil é que pertence, é esse perfil que eles procuram, precisamente para criar problemas aos adversários neste momento do jogo. Sabíamos isso, trabalhámos muito aquilo que foi a bola parada, o lançamento, buscámos livres laterais, a equipa teve praticamente exímia, depois o lance que é anulado é verdade, mas é anulado por estar fora do jogo. É um trabalho da linha e sair e fazer o comportamento que tem de fazer.
- O que significa esta vitória, no momento global?
- Significa isso, três pontos. Temos oito pontos neste momento, estamos a três pontos daquilo que é o apuramento direto, e representa amanhã chegar ao Olival e olhar muito para aquilo que é o jogo de segunda-feira com o Estrela da Amadora.
12 dezembro 2024, 22:42
Golos de Namaso e Samu deram forma à superioridade dos azuis e brancos, que podiam ter construído resultado mais amplo; passe de Fábio Vieira na jogada do 2-0 é daqueles momentos que vale a pena ver e rever; mais agitação na compensação, com o VAR a anular golo aos dinamarqueses
- É uma vitória ou um comportamento da equipa para replicar no resto da época?
- Replicar não porque há sempre espaço para melhorar e nós queremos andar à beira da perfeição.