Vitória de Guimarães Villanueva perto do adeus
Mikel Villanueva deve ser o terceiro central a deixar o plantel do Vitória neste verão, depois de Ibrahima Bamba e André Amaro.
O internacional venezuelano de 30 anos encontra-se nos planos do Al Gharafa, formação do Catar treinada pelo português Pedro Martins, e pode já nem ser utilizado no domingo, quando os conquistadores receberem o Vizela, na 3.ª jornada da Liga.
O trio de jogadores mais utilizados na temporada passada por Moreno Teixeira, anterior treinador dos vitorianos, poderá reencontrar-se no Catar, embora atuando por clubes diferentes. Bamba foi o primeiro a mudar-se para o Médio Oriente, assinando pelo Al Duhail, e mais recentemente foi André Amaro que se transferiu para o Al Rayyan.
O Al Gharafa prende um defesa-central e tem vindo a desenvolver contactos junto da SAD vitoriana para conseguir os serviços do venezuelano, que tem contrato com os minhotos válido até 2025 e pode permitir um encaixe a rondar os dois milhões de euros. As negociações têm conhecido avanços e a saída de Mikel Villanueva do castelo pode acontecer em breve. Existe mesmo a possibilidade de o central já não entrar nas opções de Paulo Turra para o desafio de domingo.
A vaga do venezuelano deverá ser preenchida por Tomás Ribeiro, central igualmente. O reforço proveniente dos suíços do Grasshoppers foi mesmo contratado para precaver o adeus de Mikel Villanueva, pelo que o defesa de 24 anos formado no Belenenses tem agora via aberta para o onze.