VÍDEO: jornalista agredido e ameaçado com arma durante treino da RD Congo
Seleção da RD Congo durante o CAN 2023 (IMAGO / Shengolpixs)

VÍDEO: jornalista agredido e ameaçado com arma durante treino da RD Congo

INTERNACIONAL10.10.202417:41

Gede Luiz Kupa, jornalista congolês, foi agredido por um membro da equipa de segurança da seleção do seu país

Esta quinta-feira, a República Democrática do Congo vai enfrentar a Tanzânia, em jogo a contar para as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN). Contudo, no dia antes da partida, a comitiva congolesa viu-se envolvida em polémica.

De acordo com imprensa africana, um jornalista foi agredido durante o treino da seleção congolesa. Segundo relatos de outros jornalistas presentes, o jornalista Gede Luiz Kupa foi violentamento agredido por um membro da equipa de segurança da seleção. Mais tarde, este mesmo mebro de segurança recorreu a uma arma de fogo para intimidar o jornalista em questão.

A Associação dos Jornalistas Desportivos da República Democrática do Congo (AJSC) reagiu ao incidente: «A AJSC exprime a sua indignação depois de o seu membro Gede Luiz Kupa ter sido vítima de uma violência inaceitável por parte de Sieur Saidi, membro de segurança dos Leopardos [alcunha da seleção da RD Congo]. Armado com uma pistola, Sieur Saidi atacou Kupa enquanto este fazia o seu trabalho, criando um sentimento de insegurança entre os jornalistas.»

Em resposta, a AJSC lançou um apelo de boicote à conferência de imprensa após o jogo desta quinta-feira da RD Congo e, ainda, exigiu um «pedido de desculpas público do agressor e sanções por parte da Federação Congolesa de Futebol (FECOFA). Se estas exigências não forem atendidas, a AJSC ameaça tomar medidas firmes.»