Vídeo: gestos fascistas feitos em dérbi catalão

Encontro semiprofissional entre Espanhol B e CE Europa ficou marcado pelas piores razões

No último domingo, aconteceu mais um episódio lamentável num jogo de futebol em Espanha, cujos confrontos até deram origem a gestos fascistas.

Foi na receção do Espanhol B ao clube rival catalão CE Europa, nos escalões inferiores, que tudo aconteceu — a partida terminou empate (1-1).

Durante o encontro, os fãs visitantes começaram a entoar cânticos nos quais se podia ouvir «a Espanha que se f***». Confrontados com esta situação, os adeptos da equipa da casa responderam com gestos fascistas, ao mostrar a bandeira espanhola.

Entretanto, o Espanhol emitiu comunicado a demarcar-se desta situação, frisando que se trata de um «episódio isolado».

«O RCD Espanhol quer manifestar o seu repúdio e condenação da situação isolada em que se registou uma atitude fascista no jogo entre o Espanhol B e a CE Europa, que se realizou este domingo no Estádio RCDE. Este tipo de comportamento não tem lugar no nosso estádio e não representa os valores do Espanhol nem dos seus adeptos. Como clube, defendemos firmemente os valores do respeito, da igualdade e da inclusão, e opomo-nos categoricamente a qualquer manifestação de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação», pode ler-se no comunicado.

Em resposta à posição do Espanhol, o clube visitante CE Europa, colocou-se ao lado do rival, numa publicação na rede social X: «Sabendo que não representam os adeptos do Espanhol, da parte do CE Europa continuamos a dizer não ao fascismo, ao racismo, à homofobia, à masculinidade e ao bullying dentro e fora dos campos de futebol.»

Recentemente, tem havido casos de adeptos em estádios espanhóis a ficarem conhecidos pelas piores razões. Depois do dérbi de Madrid, entre Atlético e Real, ter sido interrompido devido a objetos atirados a Courtois, um encontro de youtubers tmabém ficou marcado por cânticos racistas dirigidos aos jogadores que até levou a seleção francesa a abandonar o duelo.