Com um triunfo frente ao St. Gallen, os conquistadores podem assegurar, desde já, uma das oito primeiras posições; fica ainda dependente de um conjunto de resultados, mas dá passo importante
O Vitória de Guimarães desloca-se à Suíça, esta quinta-feira, 20 horas, para defrontar o St. Gallen, na 5.ª e penúltima jornada da fase regular da Liga Conferência. Os conquistadores vão à procura de manter o registo imaculado na competição (nove triunfos e um empate), sendo que os três pontos podem dar o apuramento direto, ou seja, um lugar nos oito primeiros classificados, mas para isso ainda está dependente de resultados alheios.
O emblema minhoto ocupa, neste momento, a 5.ª posição, com dez pontos somados e ganhando em terras helvéticas soma 13, ficando apenas uma partida por realizar - receção à Fiorentina. Assim, colocando de parte cenários altamente improváveis, ou seja, as cinco equipas que seguem com sete pontos vencerem as duas partidas (sendo que ainda há confrontos entre si e com emblemas que ocupam posições mais à frente) por goleadas, restam outros cinco clubes que podem ameaçar a qualificação direta dos vimaranenses.
Tendo isso em conta, caso a equipa de Rui Borges consiga vencer o St. Gallen, resta esperar que dois desses emblemas não ganhem os respetivos encontros. A própria Fiorentina que recebe o LASK Linz, da Áustria, o Olimpija, da Eslovénia, que enfrenta o Cercle Brugge, da Bélgica, ou o Shamrock Rovers, da Irlanda, que mede forças com o FK Borac, da Bósnia e Herzegovina. As três equipas jogam em casa, o que aumenta as suas probabilidades de sucesso.
Lateral-direito lesionou-se no aquecimento na partida contra o Benfica e foi substituído por Alberto; avançado venezuelano ficou fora dos convocados, após duas partidas consecutivas a marcar
Mas, há mais dois emblemas que têm jogos complicados e podem dar uma ajuda aos conquistadores, já na penúltima ronda. O Heidenheim, da Alemanha, que tem uma deslocação difícil à Turquia para defrontar o Basaksehir e ainda o Lugano, igualmente da Suíça, que vai visitar o reduto do segundo classificado, neste momento, ou seja, do Légia Varsóvia, da Polónia.
Para que a passagem direta aos oitavos de final da Liga Conferência se confirme, já esta quinta-feira, o V. Guimarães tem de vencer na Suíça, perante um adversário que necessita de pontos para manter a esperança na passagem à próxima fase, pois agora está na 25.ª posição (uma abaixo do apuramento), com quatro pontos somados. O St. Gallen também vem motivado com o empate caseiro na liga helvética, frente ao Basileia (1-1) que era líder e agora é segundo classificado.
Algo que garante, muito provavelmente, a qualificação entre os primeiros oito classificados é um triunfo e um empate - continuando o rumo invicto -, nestas duas últimas rondas, até porque o derradeiro jogo, no Estádio D. Afonso Henriques, é contra um rival direto nesta luta, ou seja, a já mencionada Fiorentina.