V. Guimarães: em busca da máxima força para dérbi no início do ano
Recuperar João Mendes, André e Mikel Villanueva é a prioridade. Antecipação da 15.ª jornada dá 15 dias para preparar dérbi com o SC Braga. André Silva e Bruno Gaspar regressaram em pleno
O Vitória de Guimarães antecipou a partida da 15.ª jornada (triunfo por 1-0 na receção ao Rio Ave) e agora tem, sensivelmente, 15 dias para preparar o dérbi minhoto, frente ao rival SC Braga, na Pedreira, a 6 de janeiro do novo ano, na 16.ª ronda da Liga. Assim, a prioridade passa por colocar o plantel na máxima força, recuperando os jogadores lesionados que não estiveram disponíveis frente aos vila-condenses.
João Mendes, médio bastante utilizado até ao jogo com o Sporting, tem uma lesão muscular e ficou de fora das últimas duas partidas (Boavista e Rio Ave). Sendo uma peça preponderante para Álvaro Pacheco é o elemento que mais urge recuperar, de forma a poder ter as tais boas dores de cabeça de que o treinador do Vitória tanto fala. Já o outro médio, que não jogou nesta 15.ª jornada, a contas com uma gripe foi André e, aparentemente, é o problema de resolução mais fácil.
Complicada está a ser a temporada de Mikel Villanueva, o central venezuelano não joga desde 2 de setembro, quando se lesionou na visita dos vimaranenses ao estádio da Luz. O defesa, de 30 anos, voltou à convocatória e ao banco de suplentes há dois jogos, após ter recuperado da inflamação no pé esquerdo. Agora, voltou a lesionar-se, mas desta vez o problema é muscular. Uma época azarada para o defesa que começou a mesma como titular no sistema de três centrais.
Na partida com o Rio Ave ficou confirmada a total recuperação de Bruno Gaspar, lateral-direiro, e do avançado André Silva. O defesa foi logo incorporado no onze, voltando ao lugar que foi, indubitavelmente, seu até ao encontro com o Moreirense (10.ª jornada), tendo falhado cinco encontros. Assim, o lugar de lateral-direito para o dérbi com o SC Braga é, muito provável, para Bruno Gaspar.
Na frente de ataque, André Silva voltou a ser utilizado, entrando aos 53 minutos. O melhor marcador da equipa - sete golos - tinha falhado o encontro com o Boavista, devido a uma indisposição e, apesar de não ter sido titular nesta última partida, já está nas condições ideais para ser uma solução viável para o treinador na deslocação ao reduto do rival bracarense no dia 6 de janeiro pelas 20.30 horas.