V. Guimarães: Defesa de betão para manter bom momento
Sistema de três centrais tem dado segurança ao setor defensivo. Em três jogos de Álvaro Pacheco apenas dois golos sofridos. Dérbi com Moreirense joga-se este domingo às 15.30 horas
Nos últimos três jogos, com Álvaro Pacheco no comando técnico, o Vitória de Guimarães apenas sofreu dois golos - um com o Famalicão na 8.ª jornada da Liga e outro com o Moncarapachense na Taça de Portugal -, sendo que até então, em todas as competições, já tinha sofrido 14.
Uma boa prestação defensiva que assenta nos três centrais, em dois alas rápidos e conhecedores do jogo (como são Bruno Gaspar e Ricardo Mangas), assim como em dois médios mais recuados, como Handel e Dani Silva. Um sistema utilizado pelos antecessores de Pacheco, mas que o treinador, de 52 anos, tem aproveitado e aprimorado.
Nos centrais, Jorge Fernandes e Manu Silva estão a fazer uma época muito interessante, mantendo-se consistentes em, praticamente, todos os encontros de 2023/24. A adição mais recente, também fruto da lesão de Mikel Villanueva, é a de Tomás Ribeiro que vai ao encontro dos seus companheiros de defesa, dando mostras de segurança e consistência.
O defesa, de 24 anos, veio do Grasshoppers (Suíça) este verão e não podia estar mais satisfeito. «Quando um clube como o Vitória aparece a manifestar interesse, é sempre um orgulho. Tenho muito orgulho em estar a vestir a camisola do Vitória, neste preciso momento. E, pronto, tem corrido bem», destacou, em entrevista à Sport TV.
Este domingo há dérbi de Guimarães com a deslocação ao terreno do Moreirense, às 15.30 horas, para a 10.ª jornada da Liga e repetir o resultado da temporada passada (triunfo por 1-0) dá a quinta vitória consecutiva aos conquistadores que, neste momento, ocupam a 4.ª posição no campeonato com 19 pontos. Nas cinco últimas viagens a Moreira de Cónegos, o Vitória de Guimarães ganhou em duas ocasiões, empatou outras duas e só perdeu uma, no entanto essa derrota (2-3) ditou o afastamento da Taça de Portugal na época transata, na 4.ª eliminatória.